Cerca de 1.600 cirurgias ortopédicas serão realizadas nas unidades do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, em São Luís e Caxias, até dezembro deste ano. Executados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), os procedimentos ortopédicos iniciaram na primeira quinzena de maio.
Nesta primeira etapa do mutirão de cirurgias, realizado entre 10 e 13 de maio, foram executadas no Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, em São Luís, 41 cirurgias ortopédicas de menisco e ligamento cruzado anterior, e ligamento cruzado posterior. A segunda etapa iniciou nesta sexta-feira (17) e prosseguiu até segunda-feira (20) na unidade da rede estadual. A expectativa é realizar mais 40 cirurgias ortopédicas.
O diretor clínico do HTO, em São Luís, Damião Castro, explicou que no caso de lesão de menisco simples, não precisa de pós-operatório: anti-inflamatório, gelo antibiótico por algum tempo e fisioterapia são as recomendações. Contudo, se for ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior, requer um período mais longo de recuperação após a cirurgia.
“Os pacientes assistidos vêm de encaminhamento de unidade para nós. Ele passa com um ortopedista especializado em cirurgia de joelho aqui do HTO. Identificado a necessidade, o procedimento é agendado. No caso do mutirão, a Central Estadual de Regulação entra em contato com os pacientes que ainda não realizaram as cirurgias”, explicou.
Em junho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fará próxima etapa do mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital de Traumatologia e Ortopedia, em Caxias. Ao todo, cerca de 100 cirurgias serão realizadas na próxima etapa da ação. As unidades da rede estadual de Traumatologia e Ortopedia de São Luís e Caxias são gerenciadas pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).