O auto equity, como é chamado o crédito com uso do automóvel como garantia está ganhando força no país. Essa é a conclusão de um estudo da Creditas, plataforma digital de soluções financeiras, que aponta crescimento de 760% nessa modalidade nos últimos seis anos. E o mercado segue em alta, já que o mesmo levantamento mostra um aumento de 18% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado.
Outro destaque da pesquisa é uma maior procura deste produto com a finalidade de empreender. No mesmo período de 2018 a 2023, a busca do crédito para abrir ou investir em um negócio próprio cresceu 858%, enquanto o uso do empréstimo para o pagamento de dívidas teve um aumento menor, de 323%. Somente no primeiro trimestre deste ano, a busca do crédito para empreender teve alta de 24%.
A modalidade do auto equity oferece vantagens significativas para o tomador de crédito em relação aos demais produtos do mercado, como juros menores e maiores prazos de pagamentos. “Os dados mostram que os brasileiros estão, ano a ano, começando a lidar com o crédito de uma maneira mais positiva, deixando apenas de ver o empréstimo como pagamento de dívidas, mas também explorando mais possibilidades de investimentos para seu negócio próprio. Além disso, o aumento da busca por um crédito mais saudável demonstra evolução na educação financeira da população”, afirma Fábio Zveibil, VP de Ecossistema Auto da Creditas.