Publicidade
Carregando anúncio...

Oficinas de Tambor de Crioula levam cultura e educação a Itapecuru Mirim e Santa Rita

Evento foi considerado um sucesso e aprovado por toda a comunidade.

Fonte: Redação / Assessoria

O Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão deu início nessa sexta-feira, 24, à sua quarta edição, levando oficinas educativas voltadas para crianças e adolescentes em escolas municipais dos municípios de Itapecuru Mirim e Santa Rita. O evento foi considerado um verdadeiro sucesso e aprovado por todos os participantes.

Apresentação do Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito no município de Santa Rita (Foto: Zeqroz)

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pelo Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito, em parceria com o Ministério da Cultura, o projeto visa fortalecer e preservar a tradição do tambor de crioula entre as novas gerações.

No município de Itapecuru Mirim, as oficinas aconteceram na UEB Nossa Senhora do Carmo, pela manhã. Em Santa Rita, as atividades foram realizadas no período da tarde na Escola Municipal Professora Perolina Silva Prazeres.

As oficinas têm como principal objetivo proporcionar a crianças e jovens a oportunidade de aprender sobre canto, dança e percussão com mestres de cultura.

Utilizando a metodologia “aprender fazendo”, os participantes tiveram uma experiência direta e envolvente com a prática do tambor de crioula. Durante as atividades, os alunos aprenderam a tocar instrumentos como tambor grande, meião, crivador e matraca, além de dançar e cantar. As cantorias foram praticadas de modo a preservar suas características formativas, com ênfase na reprodução das toadas tradicionais e na criação espontânea de novas toadas.

Apresentação na cidade de Itapecuru-Mirim (Foto: Zeqroz)

A etapa cultural do projeto acontecerá em junho, com eventos abertos ao público. No dia 1º de junho, Itapecuru Mirim sediará apresentações na Praça da Comunidade Quilombola Oiteiro dos Nogueiras. No dia 8 de junho, Santa Rita receberá o evento na Praça da Comunidade Quilombola Vila Fé em Deus. Nessas ocasiões, os grupos de tambor de crioula das comunidades quilombolas locais se apresentarão, celebrando e compartilhando sua rica herança cultural.

Josana Mendes, idealizadora do projeto, destacou a iniciativa: “Iniciamos nosso projeto com a etapa das oficinas de Tambor de Crioula nas cidades de Itapecuru Mirim e Santa Rita. Através do patrocínio do Instituto Cultural Vale, promovemos a transmissão dos saberes para crianças e adolescentes das comunidades tradicionais, desenvolvendo a salvaguarda desta manifestação tão rica do Maranhão”, pontuou.

Fechar