Festival Gestores em Movimento realiza concertos produzidos por alunos de 07 a 09 de junho no Teatro da Cidade de São Luís

O evento faz parte do Módulo 3 do Programa Gestores em Movimento, idealizado e coordenado pelo maestro e compositor João Guilherme Ripper.

Fonte: Redação

Foto: Divulgação

 

Pela primeira vez, São Luís receberá a temporada de concertos do Festival Gestores em Movimento, um evento único que valoriza a formação de novos gestores culturais e que promete fortalecer a cadeia produtiva da música na cidade. O Festival, com entrada gratuita, ocorrerá nos dias 07, 08 e 09 de junho, no histórico Teatro da Cidade, anteriormente conhecido como Cine Roxy, e será totalmente produzido pelos alunos participantes.

O evento faz parte do Módulo 3 do Programa Gestores em Movimento, idealizado e coordenado pelo maestro e compositor João Guilherme Ripper. O Programa, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem como objetivo principal qualificar músicos, estudantes e gestores culturais na gestão de salas de concerto, teatros e orquestras.

O Gestores em Movimento é composto por três módulos. O primeiro, realizado em São Luís, de 02 a 07 de maio, no Teatro Arthur Azevedo, apresentou uma série de palestras e oficinas com renomados profissionais do setor. Esta etapa foi concluída com a divisão dos participantes em equipes para a criação das salas-laboratório. O segundo módulo, realizado on-line, foi dedicado à tutoria e acompanhamento das salas-laboratório em seu trabalho de elaboração, programação e produção dos concertos que serão apresentados como conclusão do curso no Festival Gestores em Movimento. Este será o momento em que os participantes aplicarão na prática todos os conhecimentos adquiridos. Antes de cada concerto, as equipes farão uma breve apresentação dos artistas e do repertório que escolheram.

“Cada grupo definiu seu nome, missão e visão artística: Sala Guarnicê, Sala Sotaques e Espaço Pulso Urbano. A partir disso, foram criadas logomarcas e identidades visuais. Durante o Módulo 2, uma orientação on-line em que faço acompanhamento dos grupos para a realização de um concerto, cada sala recebe um orçamento de R$ 12 mil para elaborar, produzir e divulgar três concertos que serão apresentados no Festival Gestores, o Módulo 3, em junho”, explica Ripper.

O Festival Gestores em Movimento marcará a etapa final da segunda edição do Programa, realizada em São Luís. Em julho o Programa retorna à Belém, pelo segundo ano consecutivo, para a terceira edição.

Instagram: @gestores.em.movimento

Fechar