Henrique Chagas
Foto: Reprodução/Redes Sociais / Perfil Brasil
Henrique Chagas, de 27 anos, morreu após realizar um procedimento estético de “peeling de fenol” em uma clínica em São Paulo. O tratamento foi iniciado por volta das 10h30 desta segunda-feira (03) na Studio Natalia Becker, localizada no Campo Belo, na Zona Sul da cidade.
Durante o procedimento, Henrique começou a ter dificuldades para respirar e pediu ajuda. A responsável pela clínica, Natália Becker, de 29 anos, informou que havia realizado o “peeling facial” com aplicação de Alivium 500 mg.
A Polícia Militar foi acionada na tarde do mesmo dia para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram Henrique já desacordado, enquanto uma equipe do Samu tentava reanimá-lo. Apesar dos esforços, ele não resistiu e faleceu.
Caso está sendo investigado
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que a esteticista está sendo investigada. O caso foi registrado como morte suspeita e está sendo tratado como homicídio culposo pelo 27º DP.
Testemunhas afirmaram à polícia que Henrique começou a mostrar sinais de mau estado de saúde logo após o início do procedimento. Marcelo, namorado de Henrique, contou que ele sempre teve o desejo de fazer o procedimento e encontrou a clínica pelas redes sociais. O namorado também mencionou que não foi feito nenhum teste prévio de alergia.
Natália Becker, que afirma no site da clínica possuir estúdios no Rio de Janeiro, Goiânia e São Paulo, desativou o Instagram após o incidente. A página dela no Facebook continua ativa.
Uma médica que prestou socorro comentou que, embora clínicas de estética estejam autorizadas a realizar o procedimento, há riscos que requerem suporte de saúde adequado.
Como funciona o ‘peeling de fenol’?
O “peeling de fenol” é um procedimento estético que utiliza uma solução química para esfoliar e remover camadas danificadas da pele. O termo “peeling” vem do inglês e significa “descamação”.
Este tipo de procedimento é profundo e serve para tratar rugas, cicatrizes e danos severos causados pelo sol. O tratamento começa com uma avaliação da pele por um dermatologista ou cirurgião plástico, seguido por uma preparação da pele que pode incluir o uso de produtos tópicos e evitar a exposição solar.
Durante o peeling, a solução de fenol é aplicada na pele, causando uma esfoliação intensa que remove várias camadas da pele. Isso estimula a regeneração de uma nova camada mais lisa e uniforme. Devido à profundidade do tratamento, pode ser necessária anestesia local ou sedação. Após a aplicação, a pele é neutralizada e protegida com pomada ou curativos.
A recuperação pode ser prolongada, com inchaço, vermelhidão e descamação intensa. Os riscos do procedimento incluem infecção, mudanças na pigmentação da pele, cicatrizes e, devido à toxicidade do fenol, possíveis efeitos no coração, fígado e rins.