A 21ª edição da Copa do Nordeste começa a ser decidida nesta quarta-feira (5), com o primeiro jogo da final entre Fortaleza e CRB, às 21h30, na Arena Castelão, na capital cearense. No domingo (9), o CRB será o anfitrião do jogo em Maceió.
O Fortaleza está em busca de seu terceiro título da Copa do Nordeste – ganhou em 2019 e 2022. Chegou à final após golear o Sport em Recife por 4 a 1.
Atualmente, a equipe dirigida pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda divide as atenções com o Brasileirão da Série A, em que é uma das duas equipes ainda invictas (a outra é o Atlético-MG) e está em 11º, e a Copa Sul-Americana, na qual se classificou à segunda fase como líder do Grupo D, deixando o Boca Juniors para trás.
CRB – Copa do Brasil
Créditos: Rafa Peixe/CRB
Já o CRB nunca venceu a competição. O time de Alagoas bateu na trave logo na primeira edição da Copa, em 1994, quando foi vice-campeão em disputa com o Sport e definida nas cobranças de pênaltis.
O CRB figura na Série B do Brasileirão e está em 14º lugar. Sua presença na final da Copa do Nordeste se deu num embate com o Bahia na Arena Fonte Nova, em que segurou um empate sem gols no tempo normal e derrotou o rival nos pênaltis.