A Meta anunciou na quinta-feira (6) que em julho, no Brasil, será lançada sua assistente de inteligência artificial integrada ao WhatsApp. Denominada “IA da Meta”, essa tecnologia consiste em um robô virtual (chatbot) que permitirá aos usuários gerar imagens, criar textos e responder perguntas diretamente no aplicativo.
A Meta, que também é dona do Instagram, Facebook e Messenger, informou que esses outros aplicativos também serão equipados com a ferramenta de IA. O anúncio foi feito durante o evento global Meta Conversations, realizado em São Paulo, com a participação do líder da empresa, Mark Zuckerberg, por videoconferência.
Como vai funcionar?
O sistema funcionará como outros robôs virtuais de IA, respondendo a perguntas, gerando imagens (inclusive realistas, no caso do WhatsApp) e acessando informações atualizadas a partir dos buscadores Bing e Google, conforme explicado pela empresa.
A interação com a IA variará conforme a rede social. Em comum, todas contarão com o robô, acessível pela função “Pesquisar”.
No WhatsApp e no Messenger, o chatbot também aparecerá como uma nova aba de conversa. No Instagram, será possível fazer perguntas à IA dentro de um chat entre usuários, bastando digitar “@Meta AI” na conversa.
No Facebook, a IA aparecerá no feed como um novo botão dentro da rede social. Na versão em inglês, essa opção de interação é chamada de “Ask Meta AI” (“Pergunte à Meta AI”).
Além da integração nas plataformas, o robô poderá ser acessado em uma versão desktop, semelhante ao Gemini (Google) e ao ChatGPT (OpenAI). Em uma caixa de perguntas, o usuário “pode pesquisar tópicos, explorar interesses e obter conselhos práticos”, de acordo com a Meta.
Na página da Meta AI, a companhia acrescenta que “os principais provedores de pesquisa” foram integrados ao robô, permitindo que os usuários obtenham “informações atualizadas da internet”. Com isso, a empresa abre potencialmente uma frente de competição com o Google.
Disponível nos EUA
Apresentada em abril, em inglês, a assistente de IA da Meta foi o maior passo da empresa, até o momento, para integrar a IA generativa, do mesmo tipo do ChatGPT, em suas redes sociais, acessadas por mais de 3 bilhões de usuários no mundo.
A IA, que já estava disponível nos Estados Unidos e em uma dúzia de países, é alimentada pelo Llama 3, modelo amplo de linguagem da empresa que é o “cérebro” “por trás da assistente. O lançamento no Brasil dos recursos, segundo a Meta, será gradual.