O bilionário Elon Musk disse que baniria os dispositivos da Apple Inc. de suas empresas se o software de inteligência artificial da OpenAI fosse integrado no nível do sistema operacional, classificando a parceria como um risco à segurança.
Os comentários seguiram uma apresentação da Apple Inc. na segunda-feira, quando a fabricante do iPhone disse que os clientes teriam acesso ao chatbot ChatGPT da OpenAI por meio do assistente digital Siri. A Apple planeja lançar os recursos como parte de um conjunto de novos recursos de IA ainda este ano.
Musk foi cofundador da OpenAI, mas teve um desentendimento com a startup sediada em São Francisco. Ele expressou preocupações sobre as implicações de segurança do rápido desenvolvimento da tecnologia generativa de IA, mas também está trabalhando em seu próprio concorrente do ChatGPT.
“Se a Apple integrar OpenAI no nível do sistema operacional, os dispositivos Apple serão banidos em minhas empresas”, escreveu Musk no X, a rede social de sua propriedade. “Essa é uma violação de segurança inaceitável.”
Musk dirige a Tesla Inc. e a Space Exploration Technologies Corp. Ele também tem sua própria startup de IA, chamada xAI, com um chatbot chamado Grok.
“Os visitantes terão de despachar os seus dispositivos Apple à porta, onde serão armazenados numa gaiola de Faraday”, acrescentou, referindo-se a um dispositivo que bloqueia campos eletromagnéticos.
A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Durante a apresentação da Apple, a empresa disse que a “integração ChatGPT” chegará aos seus sistemas operacionais para computadores iPhone, iPad e Mac ainda este ano. Mas também disse que os dados dos usuários não seriam rastreados e que haveria outras precauções.
“As proteções de privacidade são incorporadas ao acessar o ChatGPT no Siri”, disse a Apple em comunicado anunciando o recurso. “As solicitações não são armazenadas pela OpenAI e os endereços IP dos usuários são ocultados.”
Musk continuou a criticar a Apple na segunda-feira, dizendo que a empresa não poderia criar sua própria IA e “não tinha ideia do que realmente estava acontecendo quando eles entregaram seus dados à OpenAI”.