Jovens representantes do programa CNA Jovem e mulheres eleitas nas comissões femininas dos Sindicatos dos Produtores Rurais, assessoras da Faema e do Senar, participaram do Seminário Nordestino do Agro na (Pecnordeste), em Fortaleza (CE) realizada de 6 a 8 de junho.
A caravana formada por cerca de 50 pessoas, foi organizada pelo sistema Faema/Senar/Sindicatos Rurais – que pela segunda vez consecutiva, esteve presente como forma de fortalecer as políticas voltadas para o setor, nos segmentos jovem e feminino, conforme orientação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Durante dois dias, a comitiva maranhense liderada pelo presidente Raimundo Coelho participou da Feira, visitando estandes, trocando experiências, conhecendo as tecnologias aplicadas no agronegócio, a cultura e produção de cada estado participante, além de marcar presença nas palestras, painéis e seminários realizados pela organização do evento.
“A força da mulher e do jovem do agro maranhense está presente nesta Feira que é uma das mais expressivas do país. A caravana veio representar a Faema com o intuito de levar conhecimento e fortalecer as políticas de melhoria do setor que é um dos mais importantes do país”, destacou Raimundo Coelho, durante visita à PecNordeste. O superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo e o gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Epitácio Rocha, também se fizeram presentes na vigésima sétima edição da Feira cearense.
Empreendedorismo
Temas de relevância para agregar no dia a dia do campo, foram a base do Encontro dos Jovens do Agro (7/6) e das Mulheres do Agro (7/6), que tratou sobre inovação, empreendedorismo e sucessão familiar. Jovens de todos os estados nordestinos estiveram no local, com vistas a receber conhecimento para aplicação no campo e na vida profissional.
Com um olhar voltado para o empreendedorismo feminino, a organização da PecNordeste destacou o papel da mulher na política, defendido por deputadas estaduais e senadoras, convidadas especialmente para defender ideias e reforçar a participação nos movimentos em favor do agro.
Centenas de mulheres de todas as regiões nordestinas, fizeram parte deste Encontro que ficou para a história do agronegócio e para os realizadores da Feira que mostrou a força do pequeno, médio e grande produtor rural da região nordestina e de estados vizinhos.
A organizadora do Encontro e integrante da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, Ivonise Holanda, falou da importância da participação do grupo feminino maranhense no evento e agradeceu ao presidente Raimundo Coelho por representar a Federação através das mulheres.
“Estamos no segundo Encontro de Mulheres do Agro e quero agradecer ao Raimundo Coelho, por trazer esta caravana linda que veio do Maranhão”, destacou ela.
Da mesma forma, a presidente da Comissão das Mulheres do Agro no Maranhão, a advogada Mirella Alves falou agradecida e destacou a participação de todos no PecNordeste, especialmente as mulheres ligadas aos Sindicatos Rurais.
“Estamos representando todas as produtoras rurais do Maranhão, na Comissão das Mulheres do Agro, em um evento feito especialmente que fala da nossa inserção em todos os segmentos da sociedade, principalmente nas atividades do agro”, disse ela.
ATeG na Feira Nordestina
Além da comitiva de jovens e mulheres, o sistema Faema/Senar levou para a edição deste ano, dois produtores rurais atendidos pela ATeG que se tornaram destaque nas suas produções.
Um dos destaques foi a produtora do município de João Lisboa, Maria de Freitas Vasconcelos, atendida na cadeia produtiva do leite. Com o incentivo e tecnologia implementada pelo Senar, veio o aumento da produção, o que resultou na criação da marca ‘Muuuh Delicias’, premiada pela originalidade, no Enel, na edição de 2023 – realizada em Campina Grande (PB). Outro que participou foi Wilson Silva Santos, técnico agrícola e apicultor que levou para exposição e vendas diversos itens feitos a partir do mel.
A PecNordeste é um importante evento do agronegócio promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – Faec, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – Senar/CE, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – Sebrae/CE e pelos Sindicatos Rurais.
O projeto busca capacitar produtores rurais, estudantes e micro e pequenos empresários do setor, sempre abordando temáticas relevantes para o agronegócio nordestino e trazendo o debate de temas que impactam no dia a dia do produtor rural e na sua atividade.