Publicidade
Carregando anúncio...

Bunker abrigará acelerador linear para ampliar o atendimento de radioterapia no Maranhão

A estrutura dará suporte às unidades de saúde de gestão estadual que atendem aos pacientes oncológicos.

Fonte: Redação / Assessoria

Secretário Tiago Fernandes visitou obras do Bunker (Fotos: Israel Pontes)

As obras do bunker de radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes” estão na fase final de execução, de acordo com o Governo do Estado. As instalações exigem espaço físico com características distintas para o atendimento, e a área construída da unidade é de 1.186,18 m2, localizada atrás do Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou as obras e esclareceu: “O bunker é mais uma unidade a ser inserida em nossa grade de assistência oncológica do Maranhão. Aqui, além de consultórios e ambulatórios, vamos ofertar tratamento de radioterapia e braquiterapia, confirmando o objetivo do Governo do Estado que é cuidar do nosso povo”, destacou o secretário Tiago Fernandes.

A obra faz parte do plano de expansão de radioterapia, financiada e executada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a secretaria adjunta de Engenharia e Administração da SES, as equipes atuam na etapa da subestação e, posteriormente, na execução de testes no sistema de climatização. A próxima etapa será a instalação dos equipamentos médicos específicos e o treinamento dos profissionais.

O bunker abrigará o acelerador linear para radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão. Com o aparelho, será ampliado o atendimento de radioterapia no estado.

O espaço contará com consultórios, recepção, sala de preparação e observação de pacientes e salas administrativas. A estrutura dará suporte às unidades de saúde de gestão estadual que atendem aos pacientes oncológicos, bem como aos pacientes do SUS assistidos pelo Hospital São Rafael, em Imperatriz, e aos pacientes do Hospital Macrorregional “Dr. Everaldo Ferreira Aragão”, em Caxias, que atende aos usuários do SUS.

“Com o bunker, a SES poderá ampliar a sua assistência destinada a pacientes com câncer do nosso estado, garantindo tratamento com mais qualidade com o objetivo de salvar vidas”, ressaltou a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Katia Trovão.

Também participaram da visita a chefe do Departamento de Alta Complexidade da SES, Suzyane Viegas; o superintendente de Engenharia da SES, Erick Feques; o arquiteto da superintendência de engenharia da SES, José Franklin Costa; e o sócio proprietário da Construtora Leoma, responsável pela obra do bunker, Leandro Martins.

Bunker

Assim que iniciar as atividades, o bunker da radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão será referência estadual para tratamento em braquiterapia, quimioterapia e radioterapia. O espaço será o primeiro bunker do estado feito em parceria com o Ministério da Saúde, ofertando apoio médico em radioterapia, física médica, anestesiologia e clínico médico; além de exames laboratoriais.

Por mês, estima-se que serão realizados cerca de 540 procedimentos ambulatoriais, entre consultas médicas do protocolo radioterapia (400), tratamento de Quimioterapia (90) e Braquiterapia (50). Quanto às intervenções ambulatoriais não médicas, a previsão é de 1.800 atendimentos por mês, dos quais estão consulta com enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, serviço social, psicólogo e terapeuta ocupacional

Fechar