Maranhão terá no São João ocupação máxima na hotelaria

O Governo do Maranhão realizou uma série de capacitações, promoções e comercializações com operadoras de norte a Sul do Brasil.

Fonte: ABIH

São João do Maranhão tem atraído grande público nos arredores do Castelão (Foto: Divulgação)

O Maranhão vem sendo ao longo do ano um destino turístico com crescimento significativo em relação ao número de visitantes a nível nacional e internacional. Notadamente, durante o período das festas Juninas, movimenta economicamente todos os setores ligados diretamente ou indiretamente ao segmento, como hotéis, restaurantes, bares, agências de turismo, receptivos, guias, locadoras de veículos, artesanato e o comercio em geral, gerando emprego e renda.

Armando Ferreira, presidente da ABIH-MA, relata que o setor obteve, no primeiro trimestre deste ano, a maior ocupação hoteleira da história em relação aos anos anteriores. E, para os meses de junho e julho, deve registrar ocupação máxima em todos os polos turísticos do destino maranhense, com tendencia de crescimento até o final do ano, tendo como destaque para o segundo semestre a captação de eventos apoiados pelos governos e a iniciativa privada.

O maior São João do Mundo 2024 ficará marcado pelos investimentos realizados pelo Governo do Estado para a promoção dos festejos, junto ao mercado consumidor do Brasil e do Exterior.

O Governo do Maranhão realizou uma série de capacitações, promoções e comercializações com operadoras de norte a Sul do Brasil, tendo como mote a biodiversidade dos principais produtos turísticos existentes no Estado, como São Luís Patrimônio Cultural da Humanidade, Lençóis Maranhense, Delta das Américas, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, Rota das Emoções e Campanha do São João do Maranhão o Maior do Mundo, pela extensão e diversidade de atrações espalhadas em todo o Estado. Por outro lado, investiu, também, na participação em eventos nacionais e internacionais, a exemplo FITUR em Madri, da BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa, ITB Berlim, WTM América Latina, com anúncios e matérias de destaque para o São João.

No lançamento do São João, no mês de maio, em São Paulo, com a participação de várias operadoras, foram anunciados pacotes para o Maranhão a partir das informações e capacitações para seus agentes de viagem sobre o Produto Maranhão realizadas por técnicos do governo durante o ano de 2023 e 2024.

Outra ação que o Maranhão vem realizando frequentemente é o FAMTOUR (viagem de conhecimento in loco do produto), com agentes de viagem, imprensa e formadores de opinião que se declararam encantados com os atrativos maranhenses, notadamente pela estrutura que estava sendo montada para realizar o São João do Maranhão que acontece agora em junho e julho, representando o maior calendário turístico cultural do Estado.

Fechar