Residências Terapêuticas promovem tarde de muita animação junina

Evento contou com a participação da Quadrilha Mocinha do Sertão, Boi do Sesc e Dança Country, além das tradicionais comidas típicas.

Fonte: Redação

Residências Terapêuticas promoveram uma tarde de muita animação junina (Foto: Elias Auê)

As três Residências Terapêuticas estaduais, unificadas com o CAPS Dr. Bacelar Viana Centro de Atenção Psicossocial 3, promoveram um Arraial especial para os moradores, em uma tarde de muita alegria e folia junina.

O evento de muita animação, realizado na Rua Cond’deu, no Monte Castelo, na porta das Residências, contou com a participação da Quadrilha Mocinha do Sertão, Boi do Sesc e Dança Country, além das tradicionais comidas típicas.

Os moradores viveram momentos de descontração, no clima de São João que envolve toda a cidade. Trata-se de mais uma atividade extramuros, que sempre é realizada em datas comemorativas pelas Residências, com o intuito de colaborar com o bem-estar dos atendidos.

Os moradores viveram momentos de descontração, no clima de São João (Foto: Elias Auê)

Atualmente, cada Residência atende dez moradores, que eram pacientes no Hospital Nina Rodrigues, sem referência familiar. “O Estado criou essas residências para dar um lar a eles, com auxílio de toda equipe, que envolve enfermagem, cuidadores, higienização, cozinheiro e atividades de higiene pessoal. Portanto, nós sempre comemoramos essas datas festivas para que eles se sintam incluídos na sociedade, e não se consideram mais doentes por viverem em hospital, e sim em suas moradias”, destacou Bruna Santana, coordenadora da Residência I.

Bruna Santana em clima de folia junina com moradora (Foto: Elias Auê)

“Para eles é muito gratificante, pois ficam muito alegres e satisfeitos. O retorno que eles nos dão é de agradecimento, mas, como costumo dizer, não somos nós que fazemos essa festa para eles, e sim, os moradores que estão fazendo para eles mesmo. Ficamos só à frente da organização”, concluiu a coordenadora.

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou Residência Terapêutica ou simplesmente “moradia” – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de habitação de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.

Coordenadoras das Residências Terapêuticas prepararam tudo com muito carinho para os moradores (Foto: Elias Auê)

O Estado do Maranhão mantém três residências terapêuticas em São Luís, coordenadas por Bruna Santana (Residência I), Isys Siqueira (Residência II) e Airla Launé (Residência III), Adriana Vilhena (DIRETORA DI CAPS 3). Todas as unidades são administradas pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).

Fechar