O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou que já foram registradas 81 ocorrências de incêndios em casas e apartamentos, na região metropolitana de São Luís, até maio deste ano. Em grande parte, estes acidentes são causados por problemas nos sistemas elétricos.
Para reduzir os números e orientar na prevenção, o CBMMA reforçou a importância das vistorias periódicas nos itens de combate a incêndios. O trabalho é executado pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e tem como objetivo assegurar que estejam em conformidade com as normas vigentes e garantir a segurança nestes espaços residenciais.
“Recebemos muitas solicitações para vistorias periódicas em edificações, com fins a renovar os certificados de aprovação. No que se refere aos imóveis residenciais, orientamos a manutenção preventiva periódica da rede elétrica e dos equipamentos de combate a incêndios. Esses cuidados reduzem significativamente as possibilidades desta ocorrência e preservam vidas”, alerta o diretor da DAT, tenente-coronel Thiago Paiva.
Os principais problemas encontrados nas vistorias são a falta de manutenção adequada de extintores, obstruções nas rotas de saída e irregularidades nos sistemas elétricos. “São situações que podem aumentar significativamente o risco de incêndios e comprometer a segurança dos moradores”, acrescenta Paiva.
Nas inspeções, as equipes verificam as condições dos itens de detecção de fumaça e alarmes, acessibilidade das rotas de fuga e disponibilidade, além das condições de itens como mangueiras e extintores, e instalações elétricas. São cobrados uma série de documentos e registros, incluindo a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Este documento, emitido por engenheiro elétrico, atesta a manutenção e o funcionamento adequado dos equipamentos do sistema elétrico das edificações. Devem ser apresentados, ainda, projetos de segurança contra incêndios, relatórios de inspeção dos equipamentos e registros de manutenção dos sistemas de combate a incêndios.
As inspeções são solicitadas pelos próprios condomínios, para que possam renovar o Certificado de Aprovação (CA). O documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros e comprova que a edificação possui as condições de segurança contra incêndios e emergências, segundo critérios previstos na legislação estadual vigente. O certificado deve ser renovado anualmente.
Normas
Para estar em conformidade com as normas de segurança contra incêndios, os condomínios devem atender alguns requisitos. Entre os principais estão possuir extintores, alarmes, sprinklers automáticos e mangueiras de combate a incêndio. A manutenção desses equipamentos deve seguir padrões para garantir sua eficácia em situações de emergência.
A contratação de empresas especializadas para manutenção destes equipamentos e a atualização constante dos planos de emergência também são recomendadas aos condomínios, concluiu o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.