Por Letícia Bogéa – Editora do Jornal Pequeno
Quer começar a investir e não sabe como?! Inicie pela reserva de emergência. Como o nome já diz: para alguma emergência. Se, por exemplo, você ficar desempregado hoje, é necessário você ter uma reserva de emergência que lhe sustente por pelo menos 6 meses. Pegue o seu gasto mensal e multiplique por seis. Essa será sua reserva.
Uma reserva de emergência é um colchão financeiro para lidar com imprevistos, como perda de emprego, emergências médicas, entre outras coisas que podem acontecer, pois os imprevistos são previstos. Ter essa reserva evita a necessidade de contrair dívidas com altas taxas de juros em situações de emergência.
Passo a passo para você começar a investir:
1. Determine o valor necessário: é recomendado um valor de 6 a 12 meses de suas despesas mensais;
2. Escolha o local: opte por investimentos de baixo risco e alta liquidez, como CDBs de liquidez diária ou Tesouro Selic;
3. Tenha constância: faça aportes regulares até atingir a meta;
4. Invista regularmente: após formar a reserva de emergência, invista parte de sua renda em ativos diversificados;
5. Aumente sua renda: busque formas de aumentar sua renda, seja por novos empregos, freelances ou investimentos.
Buscar conhecimento, cursos que tratam de educação financeira e livros sobre o tema vão ajudar nesse processo. Isso vai motivar você a dar o 1º passo e querer continuar.
Não pense em juntar muito para começar. Comece com o valor que você tem. Criar esse hábito é a chave para a mudança de comportamento. Faça o dinheiro trabalhar para você. Quanto mais novo você começar, maior vai ser o poder dos juros compostos multiplicando seu dinheiro, por conta do tempo, que será um aliado.
Para desenvolver essa liberdade é preciso educar-se financeiramente, aprender sobre investimentos e planejamento das finanças. Priorize o pagamento de dívidas, especialmente as de juros altos. A liberdade financeira é um objetivo de longo prazo. É preciso ter disciplina, paciência e constância para alcançá-la.