Recentemente o atleta maranhense José William Júnior, de 25 anos foi campeão Overall bodybuilder no campeonato estadual de fisiculturismo Npc Maranhão Duelo de Titãs, que aconteceu São Luís. É a terceira vez consecutiva que ele é campeão da modalidade, e já está em preparação para outro campeonatos, um deles o Mr Olympia Argentina.
Com início precoce na musculação, aos 11 anos, Willian começou a se exercitar por se achar muito magro e não se sentir bem com o condicionamento físico. Cresceu assistindo filmes de Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone, e se inspirou inicialmente nos atores para crescer e se empenhar no esporte. Inicialmente, ele treinava em casa, com pesos improvisados de cimento feitos por ele, dos 11 aos 20 anos.
Aos 20, William entrou em uma academia local na cidade Timon, onde, ainda no primeiro ano, foi convidado a competir por alguns amigos que acreditavam no potencial do jovem para seguir profissionalmente com a musculação. Já no primeiro campeonato, no Rio de Janeiro, conquistou o 2º lugar na competição nacional, e somente duas semanas depois venceu seu primeiro título, o Estadual do Piauí, pela IFBB, onde o atleta foi campeão nas categorias estreante, Júnior, sênior e overall, no mesmo dia.
Desde então, William já participou de muitas competições, e atualmente é tricampeão estadual no Maranhão, vencendo em 2022, 2023 e 2024. O atleta já participou do maior campeonato de fisiculturismo do Brasil, o Mr Olympia amador, em 2023.
Além do campeonato que já venceu este ano, William José competirá em mais dois eventos: o Musclecontest Brazil em Curitiba em 4 semanas e no Mr Olympia amador Argentina, em setembro.
Foi graças ao seu sucesso no esporte que William conseguiu também conhecer algumas de suas inspirações, como Jorlan Vieira e Fernando Sardinha. O atleta ainda tem o sonho de conhecer seu maior ídolo, Ronnie Coleman, que pra muitos é o maior nome da história do fisiculturismo.
William vive como seus ídolos, sempre empenhado na sua rotina bem árdua, que consiste no cardio em jejum, todas as manhãs, 6 refeições diarias (que ele confessou ser o mais dificil), o treinamento logo cedo e trabalhar na academia onde treina.
William é um forte representante do nordeste nesse esporte que tanto cresce no Brasil, além de ser uma inspiração para os jovens brasileiros que sonham em seguir carreira profissional no fisiculturismo.
Quando perguntado o que ele diria aos jovens que pretendem seguir carreira, o campeão afirma:
“Apenas comece, sem pressa, sem pressão, vai curtindo cada momento, cada treino. Às vezes vai parecer difícil, que não vai dar certo, mas continua que uma hora vai dar certo, procure ajuda de profissionais qualificados que possam lhe auxiliar no processo e fazer as coisas darem certo. O caminho não é fácil, é árduo, trabalhoso, trabalho de formiguinha, de pouco em pouco, não desista, uma hora você chega lá”, declarou.