Feira do Empreendedor 2024 deixa saldo de parcerias para apoio ao empreendedores

Parcerias com o Governo do Estado, Fiema e Banco do Nordeste vão trazer benefícios e suporte ao empreendedor.

Fonte: Redação / Assessoria

Parcerias com o Governo do Estado, Fiema e Banco do Nordeste visam trazer benefícios e suporte ao empreendedor (Foto; Divulgação)

A Feira do Empreendedor 2024, que se encerra neste domingo, 30, foi palco para a formalização de importantes parcerias que vão trazer benefícios e ações de apoio ao empreendedor do Cerrado Sul e de todo o Maranhão.

Entre estas, destacam-se a assinatura do Termo de Cessão de Uso do Centro de Ensino José Pereira de Sousa, no centro de Balsas, para alojar a nova sede da Unidade de Negócios do Sebrae no município.

A parceria é um dos grandes legados da 11ª edição da Feira, junto com dois outros acordos de cooperação técnica, envolvendo o Sistema Fiema e o Banco do Nordeste. Todas essas iniciativas têm em comum o fato de trazer benefícios para o empreendedor e os negócios nos territórios atendidos por estes parceiros.

Superintendente do Sebrae, Albertino Leal, assina parceria com o Governo para a nova sede do Sebrae em Balsas. (Crédito: Sebrae/Divulgação)

“São legados que a Feira do Empreendedor deixa, como contribuição efetiva do Sebrae, que é um grande parceiro de Balsas e da região”, assinalou o superintendente Albertino Leal.

O secretário da SEINC, Junior Marreca, assinalou tratar-se de mais uma parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, a citando outras, como o Programa Cidade Empreendedora, que tem deixado impactos em todo o Maranhão. “Um exemplo de apoio concreto do Governo e seus parceiros como o Sebrae, ao empreendedor, que gera de riquezas, renda e trabalho, ajudando a alavancar a economia do Maranhão”.

Parceria com a Fiema foca negócios da indústria

Com a Fiema, um dos parceiros da Feira, foi formalizado acordo para apoio a micro e pequenas empresas do setor industrial no Cerrado Sul. “Essa parceria traz melhorias e benefícios para o empreendedor da indústria, oportunizando conhecimento e a preparação para a gestão empreendedora, além de acesso ao crédito ”, explica o gerente da Unidade de Serviços Financeiros, Jaime Coelho.

Presentes na assinatura, o presidente do Conselho do Sebrae, Celso Gonçalo, o diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, e o superintendente da Fiema, César Miranda. O convênio tem ações programadas para execução até o ano de 2025.

“Trata-se de uma parceria que visa criar um ambiente favorável para os pequenos negócios. Juntos, viabilizamos ferramentas e soluções importantes para os nossos empreendedores,” destacou Celso Gonçalo. “São benefícios para o empreendedor, ampliando a atuação do Sebrae e da Fiema, o que se refletirá no desenvolvimento dos negócios na região”, acrescentou Gonçalo.

Convênio com BNB ampliará ações para crédito orientado e a serviços financeiros

O Banco do Nordeste, patrocinador da Feira do Empreendedor 2024, também formalizou, durante a Feira, novo Acordo de Cooperação Técnica com o Sebrae, ampliando uma parceria institucional de longa data.

O acordo viabiliza acesso ao crédito de fomento e serviços financeiros para pequenos negócios. Com vigência imediata, as ações serão executadas até maio de 2027. A parceria abrange empreendedores informais, microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, mini e pequenos produtores rurais e agricultores familiares, nos 217 municípios do Maranhão.

“Essa parceria gera oportunidades para que pequenos empreendedores urbanos e produtores rurais, nosso público prioritário, tenham condições de investir em seus negócios e obter resultados mais efetivos em rentabilidade, com mais competitividade, para gerar emprego e renda. A intenção é fortalecer as diversas cadeias produtivas do Maranhão e promover o desenvolvimento integral dos empreendimentos”, explicou o superintendente estadual do Maranhão, Isaque Nascimento.

Sobre o evento

A Feira do Empreendedor 2024, realizada pelo Sebrae, tem como patrocinadores o Banco do Nordeste, Vale, Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape e SENAR. E, como apoiadores, a FIEMA (Sesi e Senai), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Mix Mateus.

Fechar