Festejo de São Marçal cumpre tradição e arrasta multidão no Bairro do João Paulo

Evento reúne, principalmente, grupos de bumba-meu-boi de matraca, sotaque mais tradicional da Grande Ilha.

Fonte: Redação / Assessoria

Festa de São Marçal arrastou multidão no bairro do João Paulo (Foto: Divulgação)

O mês de junho chegou ao fim neste domingo (30) com uma das maiores tradições do São João do Maranhão: o encontro de grupos de bumba-meu-boi em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, em São Luís. Ao longo do dia, milhares de pessoas acompanharam o cortejo dos grupos folclóricos na avenida.

O festejo reúne, principalmente, grupos de bumba-meu-boi de matraca, sotaque mais tradicional da Grande Ilha. E o público comparece em peso, levando o instrumento à tiracolo ou acompanhado de seus pandeirões, unindo-se aos brincantes que fazem parte dos grupos folclórico.

A origem da festa em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, tem várias versões e algumas delas dão conta que a comemoração já ocorre há pelo menos um século. A tradição é tão forte que fez com que a avenida onde os grupos se concentram, que antes se chamava João Pessoa, tivesse seu nome mudado oficialmente para São Marçal.

A programação do São João em São Luís segue ao longo do mês de julho. No Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais da capital, as apresentações acontecem até dia 14, reunindo grupos folclóricos e artistas locais, o melhor do artesanato e da comida típica maranhense.

Ainda em julho será aberto o Arraial da Praça das Mercês, de 17 a 28, no Centro Histórico de São Luís. Na Grande Ilha também será realizado o Arraial de Ribamar, na cidade de São José de Ribamar, dias 12, 13 e 14 de julho.

Fechar