16 bombeiros do MA embarcam para reforçar combate às queimadas na Amazônia

O grupo, treinados para operar em condições adversas, levará como suporte viaturas e alguns equipamentos.

Fonte: Redação / Assessoria

16 bombeiros do MA embarcam para reforçar combate às queimadas na Amazônia (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado confirmou o envio de 16 bombeiros maranhenses para cooperar na missão nacional de combate aos incêndios que avançam na região amazônica, no Amazonas.

Brandão usou as redes sociais para comentar o envio dos militares para o Amazonas: “Desejo bom trabalho à equipe do nosso Corpo de Bombeiros, que vai participar da operação nacional de combate aos incêndios na região Amazônica. Determinamos o envio de 16 militares treinados, com suporte de equipamentos e viaturas, a fim de somar nessa força-tarefa pela proteção do patrimônio ambiental brasileiro”, destacou o governador.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, acompanhou o embarque dos militares, no fim da tarde deste sábado (6), no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado. “Esta iniciativa é parte de um esforço conjunto do Maranhão e outras unidades federativas para apoiar aquela região e mitigar os incêndios florestais que ameaçam a biodiversidade e o meio ambiente da Amazônia. Por determinação do governador Carlos Brandão, nossos bombeiros, treinados e equipados, se unem a esta causa pela preservação das nossas florestas”, enfatizou.

Os bombeiros maranhenses vão contribuir para as operações em curso na Amazônia, reforçando as linhas de frente no combate às chamas, nos municípios Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Novo Aripuanã e Labrea. O grupo, composto por homens e mulheres, treinados para operar em condições adversas, levará como suporte viaturas e alguns equipamentos. O efetivo deve permanecer 120 dias na região.

Situação crítica

Os incêndios avançam rapidamente na região e atingem principalmente áreas florestais no sul do estado do Amazonas. As queimadas, que são consideradas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) as piores dos últimos 20 anos, destroem o Pantanal e já comprometem boa parte da Amazônia e Cerrado.

Dados do INPE, divulgados na quinta-feira (4), apontam que a Amazônia apresentou 13.489 focos de incêndio no primeiro semestre; o estado do Mato Grosso, que fica na transição entre os biomas do Cerrado e da Amazônia, foi o que mais registrou focos, batendo recorde nacional.

A participação dos bombeiros maranhenses na missão, reforça o compromisso do governo estadual com a preservação do patrimônio ambiental brasileiro e com a solidariedade nacional.

Fechar