SÃO LUÍS – Faleceu na manhã dessa quinta-feira (18), aos 52 anos, a coordenadora do Coletivo de Mulheres com Deficiência, a pedagoga Deline Cutrim de Lima, ou simplesmente Deline Cutrim. Integrante do Fórum Estadual das Pessoas com Deficiência, Deline foi uma incansável defensora dos direitos das pessoas com deficiência, principalmente pelo às mulheres.
Deline Cutrim morava na Rua da Palma, no Desterro. Mas faleceu na casa de sua cuidadora, no mesmo bairro.
A seguir, um pequeno texto em memória de Deline.
“Nesta quinta-feira, as estrelas não pararam de brilhar, as crianças não deixaram de sorrir, mas a gente deixou de sorrir um pouco porque perdemos a nossa companheira de luta, Deline Cutrim de Lima. Ela não queria ser chamada de guerreira, mas era uma mulher que acreditava num mundo melhor; um mundo onde todas as mulheres com deficiência tivessem seu direito respeitado. Ela sentia a dor, mas não falava da dor.
Era uma mulher que estava em todos os espaços. Quando alguém olhava para ela, com aquele olhar capacitista, quando íamos tomar cerveja no Centro Histórico, sentada à mesa, perguntavam: Ela bebe? E eu dizia: Se ela não beber, ela vai morrer. Eram muitos os capacitismos enfrentados por Deline, conhecida como Dedé. Mas ela enfrentava todos com um sorriso no rosto.
Nossa companheira, e amiga, partiu nesta quinta-feira (18), “e as estrelas não vão parar de brilhar nem as crianças deixarão de sorrir”.
Da sua amiga e irmã Liane Souza.”