Publicidade
Carregando anúncio...

Palitos de dente podem colocar o seu sorriso em risco

Dentistas não recomendam uso do produto para higiene dos dentes

Fonte: Juliana Castelo
(Foto: Divulgação)

Ele é conhecido popularmente como palito de dente. Mas será que a sua finalidade é realmente limpar os dentes? Apesar do nome, os especialistas alertam: quem tem o hábito de usar esse item para limpar aqueles restos de alimentos que ficam presos entre os dentes pode estar prejudicando (e muito) a saúde da boca, já que os palitos podem machucar e, em alguns casos, até causar fraturas.

“Esses palitos são desaconselhados por nós, dentistas. Na verdade, eles são mais indicados para a área da culinária, na hora de comer um petisco e até para ajudar em algumas receitas. Mas quando se pensa em higienizar a boca, eles não podem ser uma opção”, explica a professora de Odontologia Keiko Aramaki.

Aramaki explica que a ação do palito para alcançar restos de comida é ineficiente, e que os resquícios que não foram retirados da maneira certa podem se acumular e causar inflamações na gengiva. “Esse acúmulo pode ocasionar a tão temida cárie. Se por acaso você usar o palito com muita força, também é provável que a gengiva fique machucada, causando hipersensibilidade”, afirma a dentista.

E, de tanto cutucar, os dentes também podem abrir espaços entre si, facilitando o acúmulo de alimentos. “A tendência desse mau hábito é só piorar a saúde da sua boca. Além disso, os palitos podem remover a camada de esmalte do dente, o que os torna mais vulneráveis a fraturas e em alguns casos pode quebrar também as restaurações. A forma correta de higienização é o clássico fio dental e a escova de dentes que aprendemos desde crianças”, finaliza Keiko.

Fechar