O Festival do Abacaxi, que começa hoje (26), e segue até domingo (28), em São Domingos do Maranhão, promete grande movimentação na cidade e região.
A iniciativa da Prefeitura e Sindicato dos Produtores Rurais, com apoio do sistema Faema/Senar, aposta este ano em uma programação diversificada e focada em produtos, negócios e oportunidades de crescimento.
A Federação de Agricultura e o Senar mais uma vez está presente com soluções tecnológicas apropriadas para o campo produtivo do fruto carro-chefe do projeto.
O abacaxi que movimenta atualmente o mercado regional com a produção e comercialização dentro e fora do estado. E o Senar é um dos protagonistas neste importante papel da qualidade do fruto e do aumento da produtividade desde a implantação da assistência técnica e gerencial (ATeG), há 10 anos no município.
Atualmente, 25 produtores do fruto recebem atendimento em suas propriedades através de profissionais na cadeia produtividade da fruticultura.
Negócio é economia
Nesta edição do Festival, o estande institucional traz suporte com apoio ao abacaxicultor, através de consultor especializado, para tirar dúvidas e orientar quanto ao negócio da produção in natura e de processamento para sucos e conservas.
As vitrines tecnológicas de Hidroponia e Silagem, são as novidades deste ano. Nelas, os visitantes receberão informações diretas de técnicos do Senar sobre o cultivo de folhagens e o preparo do alimento do gado durante a estação da seca.
Encontro
O Encontro de Produtores Rurais é uma agenda à parte. Sempre pensando no melhor para a categoria, o sistema Faema/Senar e Sindicatos, reunirá no sábado (27), no período da manhã, (8h às 12h), com produtores assistidos pelo Senar, na região.
A programação segue após o almoço, com , visitação ao campo do cultivo de abacaxi pérola, na Fazenda Santa Maria, no povoado Cruz do Nego (São Domingos).
“Será um tempo precioso com realização de palestras, apresentação de casos de sucesso em propriedades locais que se destacaram na produtividade e na qualidade do produto após a aplicação da metodologia própria do Senar”, disse o presidente, Raimundo Coelho.