Morre em São Luís o escritor Joaquim Itapary, aos 88 anos

Intelectual ocupava a cadeira nº 4 da Academia Maranhense de Letras, patroneada por Cândido Mendes.

Fonte: Redação
Escritor Joaquim Itapary faleceu aos 78 anos em São Luís (Foto: Reprodução)

Morreu na noite desta segunda-feira (29), em São Luís, o escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, Joaquim Salles de Oliveira Itapary Filho, aos 88 anos. Ele ocupava a cadeira nº 4 da AML, patroneada por Cândido Mendes.

Conforme informações de pessoas próximas, Joaquim Itapary vinha enfrentando sérios problemas de saúde, e acabou não resistindo às enfermidades enfrentadas.

Pai de Maurício Itapary, secretário de Cultura de São Luís, Joaquim nasceu em São Bento-MA, e ingressou no serviço público em 1954, como escriturário do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, além de ter sido secretário-executivo da Comissão de Planejamento Econômico do Maranhão, 1961-62

Joaquim Itapary foi diretor-secretário dos jornais Jornal do Povo, O Combate, Diário da Manhã, Diretor-geral de O Estado do Maranhão, e dirigiu a revista Legenda. Ocupou o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Maranhão, entre 1971-74.

A família informou que o velório ocorre na manhã desta terça-feira, 30, no Complexo Salvatore, no bairro do Calhau, e o sepultamento será no Cemitério do Gavião, no Centro, às 16h30.

Fechar