Faltando quatro jogos para o fim da 1ª fase da Série C do Brasileiro, o Sampaio anunciou o técnico Felipe Surian, para substituir Zé Augusto, demitido por telefone no começo da tarde de segunda-feira (28), pelo presidente Sérgio Frota, que estaria viajando, mas que teria fechado com o “novo” treinador antes mesmo da saída do maranhense, que depois confirmou que não pediu para sair. Surian foi apresentado na tarde de ontem (30).
Felipe Surian chegou a disputar a própria Série C de 2024 pelo Floresta-CE, quando foi dispensado no início de maio, após 03 jogos e 03 derrotas, 2 em casa e 1 fora, nenhum ponto conquistado. Depois foi para o Barra-SC, onde estava disputando a Série D do Brasileiro, mas terminou eliminado na primeira fase, na vice-lanterna, em sete jogos com duas vitórias, duas derrotas e três empates.
Será a segunda passagem de Felipe Surian pelo Sampaio, que esteve no clube em 2021, com 32 partidas e apenas 10 vitórias. Naquele ano, ele foi desligado pela própria atual diretoria do Sampaio após uma sequência de resultados negativos que levou o time a lutar contra o rebaixamento. Ele deixou o time na 32ª rodada da Série B 2021, na 13ª colocação, com 40 pontos, sendo dez vitórias, dez empates e 12 derrotas.
Após sua saída, assumiu João Brigatti (ex-Ponte Preta) e o Tricolor conseguiu a recuperação e não foi rebaixado. Talvez a sua melhor fase como treinador foi no Volta Redonda (2016) e depois na Portuguesa-RJ, um ano antes de vir para o Sampaio, 2020 e quando voltou ao time carioca, em 2022, logo depois da sua saída da Bolívia Querida, que tem mais 4 jogos para disputar na Série C do Brasileiro, dois em casa e dois fora.
A estreia de Felipe Surian ao comando do Sampaio será segunda-feira (05/08), contra o Ferroviário-CE, às 19h, no Presidente Vargas, em Fortaleza, mesmo estádio, onde o tricolor perdeu para o Floresta (1×0), na semana passada. Depois, na 17ª rodada: Sampaio x ABC, dia 12/08 (segunda-feira), 20h//18ª rodada: Ypiranga x Sampaio, dia 17/08 (sábado), 19h30//19ª rodada: Sampaio x Confiança, dia 24/08 (sábado), 17h.
O principal objetivo de Surian é salvar o Sampaio do risco iminente de rebaixamento na Série C. “Muito motivado para essas quatro decisões que iremos enfrentar. Vamos trabalhar muito, nos dedicar para que o Sampaio continue figurando nas grandes competições”, afirmou o novo treinador. Também estavam no radar Moacir Júnior e Matheus Costa.
O Sampaio ficou com Felipe Surian, que segundo o presidente Sérgio Frota, por ter o “perfil ideal para o momento” da equipe. O Sampaio retornou ao Z-4, ocupando o 17º lugar, com 14 pontos. Dos 12 pontos possíveis que ainda têm, a Bolívia Querida precisará de pelo menos sete para não ser rebaixado
Felipe Surian estava no Barra-SC, disputando a Série D