Chocolate pode dar dor de cabeça: mito ou verdade?

Viciante para algumas pessoas, o tão amado chocolate pode se tornar um vilão se for consumido em excesso no dia a dia

Fonte: Neurologista Eustáquio Campos
(Foto: Divulgação)

Viciante para algumas pessoas, o tão amado chocolate pode se tornar um vilão se for consumido em excesso no dia a dia. Isso porque o doce possui algumas substâncias que podem provocar reações no organismo e causar a indesejada dor de cabeça. Mas por que será que isso acontece?

A responsável pelo alerta vermelho na hora de se deliciar com o chocolate é a feniletilamina, uma substância presente no cacau e que, quando atinge altos níveis no corpo, libera os neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer ao comer o doce. Só que, em excesso, essa reação química afeta o fluxo do sangue no organismo, mudando o seu funcionamento e podendo gerar fortes dores de cabeça.

“A dica é realmente descartar excessos e ter moderação com o chocolate e outros alimentos que também podem causar essas dores. A tiramina, a cafeína e a feniletilamina são substâncias presentes no doce que afetam os vasos sanguíneos e neurotransmissores. Inclusive, aqueles chocolates com menor ou nenhum teor de cacau, como o branco, são menos propensos a causar esse problema”, explica o neurologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Eustáquio Campos.

Para os chocólatras de plantão, dosar a quantidade não é uma tarefa tão simples assim. Mas o melhor mesmo é manter o bem estar ligado a poucas, mas saborosas mordidas. Vale lembrar, porém, que o consumo de chocolate pode não ser a única causa da sua dor de cabeça e que é sempre importante procurar um especialista se algo não vai bem. “É importante fazer esse acompanhamento, já que outras causas podem estar contribuindo para as suas dores de cabeça. Então, vale a pena investigar e identificar os gatilhos específicos da sua dor”, finaliza o neurocirurgião.

Fechar