SÃO LUÍS – A produção industrial do Maranhão teve um desempenho crescente em maio de 2024, com um avanço de 6,8% em relação ao mesmo período de 2023, conforme revelado pela Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. De acordo com estudo da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), com base nesses dados, esse resultado é impulsionado principalmente pela Indústria de Transformação, que apresentou um aumento de 10,6% no comparativo anual. Importante destacar que a Indústria de Transformação representa mais de 88% da composição da pesquisa no Maranhão.
Dentro da Indústria de Transformação, o setor que mais se destacou foi a Metalurgia, com um crescimento impressionante de 25,1% em comparação ao ano anterior. Este avanço positivo foi impulsionado pela maior produção de óxido de alumínio em maio deste ano. A Metalurgia desempenha um papel significativo, representando 9,2% do PIB industrial do Maranhão, conforme dados do IBGE de 2021.
Outras atividades industriais também mostraram desempenhos positivos. A Fabricação de Bebidas cresceu 7,6%, impulsionada pela produção de cervejas e chope. A Fabricação de Papel e Celulose registrou um aumento de 2,9%, com destaque para a produção de pastas químicas de madeira. A Fabricação de Produtos Alimentícios teve um leve crescimento de 0,3%, beneficiada pela fabricação de sobremesas prontas e carnes bovinas congeladas.
No entanto, a Fabricação de Produtos de Minerais Não-Metálicos enfrentou uma retração de 3,9%, influenciada pela queda na produção de cerâmicas, concreto e pedras britadas, bem como pela diminuição na produção de cimentos e massas de concreto.
Em contraste, as Indústrias Extrativas enfrentaram uma significativa queda de 34,1% devido ao desempenho fraco na produção de minério de ferro pelotizado ou sinterizado.
Ao longo dos últimos 12 meses, de maio de 2023 a maio de 2024, a Indústria de Transformação do Maranhão registrou um crescimento acumulado de 10,6%, contribuindo de forma substancial para o crescimento geral de 6,8% na Indústria. A Metalurgia, em particular, desempenhou um papel crucial na recuperação das quedas anteriores, demonstrando um sólido desempenho e resiliência.
Outras pesquisas, sondagens, estudos e indicadores podem ser acompanhados no site da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) no link FIEMA, no menu Publicações.