CANTANHEDE – Moradores de Cantanhede, distante 170 quilômetros de São Luís, tiveram a oportunidade de participar de oficina de panificação ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA). A maioria dos alunos aproveitou para incrementar o trabalho que já realiza ou para começar a empreender na área de alimentos. As oficinas gratuitas realizadas nos dias 03 e 04 de agosto fizeram parte do SESI Itinerante.
O consultor tecnológico na área de Alimentos e Bebidas do SENAI-MA, Marcos Cruz, explicou que os alunos aprenderam a fabricar pães de forma rústica, ou seja, sem a utilização de equipamentos de grande porte. “Aqui privilegiamos o uso dos eletrodomésticos que as pessoas costumam ter em casa, assim como de ingredientes da própria região e por isso fáceis de serem encontrados em qualquer supermercado local’, explicou Marcos sobre a produção de massa para uma variedade de pães e salgados.
As participantes colocaram em prática receitas de pão para mini hot dog, pão de brioche, empadinhas com recheio de queijo cremoso, petit four de creme de cebola e focaccia, uma massa semelhante à de pizza, muito saborosa e de fácil execução. “Qualquer uma dessas receitas que a gente executou os alunos podem fazer em sua casa, num pequeno espaço. É muito fácil você iniciar um pequeno empreendimento, porque envolve um baixo custo em relação à matéria-prima, não depende de equipamentos com grande tecnologia, só depende sim do empenho, do apoio, da força de vontade de a pessoa colocar em prática”, disse Marcos Cruz.
EMPREENDER – O casal Daniel Victor dos Santos e Maria José Corrêa fizeram a oficina juntos. “Queremos montar o nosso próprio negócio em casa e depois expandir”, explicou ela. E para isso eles precisam buscar conhecimento para deixar de cometer erros básicos. Maria José conta que a metodologia da oficina deu a eles a oportunidade de tirar muitas dúvidas em relação a questões como fermentação. “Estamos muito animados com o resultado”, falaram.
Jackeline Sousa, que trabalha com a venda de lanches e kits para festas, disse que já tinha tentado algumas receitas de pão, mas nunca dava certo. “Como eu já trabalho fazendo salgado, doce, aí o pão eu não fazia, então eu sempre tive muita curiosidade em fazer pães, porque é um diferencial que eu vou colocar no meu cardápio”, relatou Jaqueline, acrescentando que a metodologia de ensino usada pelo SENAI deixou tudo muito fácil e simples de executar. A aluna Edeilde de Sena dos Santos já trabalha com fornecimento de café da manhã. “Estou participando dessa oficina do SENAI com a intenção de acrescentar mais variedades ao meu trabalho. “Gostei muito do conteúdo, que foi bem interessante”, falou.
As oficinas do SENAI realizadas em Cantanhede nos dias 03 e 04 de agosto fizeram parte das ações do SESI Itinerante. Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, o SENAI abre as portas de suas unidades de Açailândia, Bacabal, Caxias, Imperatriz, São Luís e Rosário com oficinas gratuitas em diversas áreas, incluindo panificação. A extensa programação faz parte do Mundo SENAI. Inscreva-se no site https://mundosenai.fiema.org.br/.