Com o objetivo de coibir a prática de manobras perigosas realizadas por motoqueiros, conhecidas como “grau”, e combater a poluição sonora causada por veículos, foi deflagrada mais uma “Operação Rolezinho” na capital maranhense. Na noite dessa terça-feira (6), a operação resultou na apreensão de 64 motos, sendo duas delas provenientes de furto ou roubo.
Alvos da Operação
Os principais alvos da operação são motoqueiros que trafegam pelas ruas e avenidas de São Luís com veículos sem descarga ou com descarga adulterada. Além disso, foram apreendidos veículos sem placa e com identificação oculta ou adulterada, combatendo assim as irregularidades no trânsito cometidas pelos condutores.
Participação das Autoridades
A operação é realizada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), representado pelo promotor de Justiça Cláudio Guimarães, em conjunto com a Polícia Civil, a Polícia Militar por meio do Batalhão de Policia Militar Rodoviária (BPRv) e do 1º Batalhão Motopatrulhamento Tático (BMT), e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).
Combate à imprudência de motoqueiros
A circulação de motocicletas com canos de descarga adulterados, supressão de placas e direção perigosa em São Luís vem sendo alvo de fiscalizações intensivas por parte das autoridades. A “Operação Rolezinho” é uma dessas ações, sendo realizada em parceria entre o Ministério Público, por meio das Promotorias de Meio Ambiente (9ª Promotoria de Justiça Especializada – 1º e 2º Promotores de Justiça de Defesa do Meio Ambiente) e de Controle Externo da Atividade Policial (29ª e 30ª Promotorias de Justiça Especializada – 1º e 2º Promotores de Controle Externo da Atividade Policial), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto de Criminalística do Maranhão, e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.
A operação tem mostrado resultados significativos ao longo dos anos. Em 2021, foram efetuadas 77 prisões em flagrante. Esse número aumentou significativamente em 2022, com 206 prisões. No ano passado, a operação resultou em 74 prisões.