SÃO LUÍS – Com parte do pacote de obras que tem como objetivo a manutenção dos espaços públicos e históricos do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA), realiza os serviços de manutenção predial da Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro de São Luís, a segunda biblioteca mais antiga do Brasil.
A fim de preservar a estrutura centenária da Biblioteca Pública Benedito Leite, a Sinfra executa os serviços de manutenção estrutural do local que, por conta das fortes chuvas, que causaram infiltrações, e ações do tempo, acabou apresentando necessidades de reparos.
Atendendo a esta demanda, a Sinfra enviou equipes para executarem o serviço de recuperação da cobertura da biblioteca e do forro do auditório, que ficou danificado por causa das infiltrações.
Foram instaladas também novas janelas e portas de vidro no corredor superior do prédio, impedindo que a água da chuva infiltre para dentro. Além disso, as equipes da Sinfra realizaram reparos nos banheiros, deixando-os mais acessíveis e cômodos para quem utiliza o local.
A diretora da biblioteca, Aline Nascimento, ressaltou a importância da obra. De acordo com ela, os serviços executados pela Sinfra irão promover um melhor ambiente para os maranhenses e turistas.
“A nossa intenção e o compromisso do Governo do Estado do Maranhão são melhorar cada vez mais a Biblioteca Pública, trazendo conforto e melhorias”, afirmou a diretora.
Biblioteca centenária
Localizada no ponto mais alto da cidade, a biblioteca centenária completou seus 193 anos em 2023 e reúne um acervo diverso de obras literárias de autores maranhenses, nacionais e, até mesmo, internacionais.
Por causa de sua riqueza bibliográfica, ela é vista como um importante ponto para pesquisa e leitura, o qual estudantes frequentam para desenvolverem suas pesquisas. Além disso, ela é aberta ao público geral, que pode alugar livros de forma gratuita.