Publicidade
Carregando anúncio...

Incêndios residenciais têm queda na Grande Ilha, e bombeiros alertam para prevenção

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), foram 270 casos contabilizados em 2024, contra 322 registrados no mesmo período de 2023

Fonte: Com informações da assessoria
(Foto: Ascom CBMMA)

SÃO LUÍS – Houve redução de 16,14% nas ocorrências de incêndios em residências e estabelecimentos comerciais, na Grande Ilha, no primeiro semestre do ano. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), foram 270 casos contabilizados em 2024, contra 322 registrados no mesmo período de 2023. A queda destes casos é um sinal positivo, mas, a corporação reforça a importância da prevenção para evitar situações que podem ser fatais.

As estatísticas do CBMMA apontam que nas moradias – casas e apartamentos – é maior a incidência dos incêndios, comparado aos estabelecimentos comerciais. Este semestre, 191 situações foram em residências. Já em edifícios e comércios, somaram 79 registros no período. O mesmo cenário ocorreu ano passado, somando 210 casos em residências e 112 em imóveis comerciais.

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, destacou a importância das ações preventivas para manter a diminuição nos índices de incêndios. “É fundamental a redobrada atenção e adoção de medidas preventivas. Os incêndios domésticos podem ocorrer por motivos que poderiam ter sido evitados, com manutenção regular em sistemas elétricos, por exemplo, e cuidados com materiais infamáveis em casa. A segurança de todos é nossa prioridade e a prevenção é a chave para evitarmos tragédias”, alerta.

Atitudes simples e que surtem efeito, prevenindo situações graves, podem amenizar a incidência destes casos. A corporação reforça a importância de realizar manutenção elétrica regularmente, evitar sobrecarregar tomadas e nunca deixar velas acesas sem supervisão em casa. Nos estabelecimentos comerciais, que são de maior porte e voltagem elétrica mais elevada, a orientação é possuir detector de fumaça e ter um plano de evacuação bem definido.

“Embora tenhamos observado uma queda nos números, ainda é importante que todos estejam atentos às práticas de segurança para evitar estes acidentes. Com a colaboração de todos, é possível reduzir ainda mais os riscos e garantir a segurança e o bem-estar da comunidade”, reforça o chefe da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), tenente-coronel Wellington Araújo.

Orientações

Os incêndios em residências e comércios podem ser evitados com alguns cuidados, que precisam ser periódicos. A revisão de sistemas é uma delas. O diretor da DAT alerta para realizar manutenção elétrica e evitar sobrecarregar tomadas e extensões. Ter cuidado com aparelhos e equipamentos, desligando quando não estiverem em uso.

Ele alerta ainda para não sobrecarregar tomadas e não utilizar fios e cabos elétricos com sinais de desgaste. Em caso de armazenamento de produtos inflamáveis, estes devem estar em locais ventilados e longe de fontes de calor. Não deixar velas acesas dentro de casa. “São alguns cuidados que devem ser adotados na rotina e que podem evitar acidentes e salvar vidas”, enfatizou o tenente-coronel Wellington Araújo.

Fechar