Em um esforço contínuo para garantir a segurança nas rodovias federais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou diversas ações de fiscalização, resultando na identificação de condutores que dirigiam sob a influência de álcool.
Durante as fiscalizações realizadas entre os dias 16 e 18, no último final de semana, 19 motoristas foram autuados por recusarem realizar o teste de alcoolemia (bafômetro), com possibilidade de aplicação de multa de quase R$ 3.000,00. Outros cinco motoristas foram autuados após o teste de alcoolemia apresentar resultado positivo para álcool. Além disso, cinco casos de crimes de embriaguez ao volante (quando o teor alcoólico identificado é extremamente elevado) foram flagrados pela PRF durante o final de semana. Esses casos aconteceram em Imperatriz, Santa Inês, Caxias e Balsas.
Imperatriz (MA): A primeira ocorrência foi registrada na última sexta-feira (16), às 20h50, no km 253 da BR-010, em Imperatriz (MA). A equipe da PRF parou uma motocicleta para fiscalização e, ao perceber sinais visíveis de alteração psicomotora no condutor, como olhos avermelhados e forte odor etílico, foi realizado o teste de etilômetro, que registrou 0,42 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, configurando o crime de embriaguez ao volante.
Santa Inês (MA): A segunda ocorrência também aconteceu na última sexta-feira (16), às 21h08, no km 264 da BR-316, no município de Santa Inês (MA). A equipe da PRF abordou um veículo durante uma fiscalização e após consulta inicial aos documentos obrigatórios, o condutor foi convidado a realizar o teste de etilômetro, que resultou no valor de 0,89 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, restando configurado o crime de embriaguez ao volante.
Caxias (MA): A terceira ocorrência foi registrada no último sábado (17), às 20h33, no km 553 da BR-316, no município de Caxias (MA). Uma equipe da PRF abordou um veículo para fiscalização. Durante a inspeção, foram observados sinais claros de que o motorista estava com a capacidade psicomotora alterada devido ao consumo de álcool. O teste de etilômetro confirmou um teor de 0,92 mg/L, caracterizando o crime de embriaguez ao volante.
Balsas (MA): A quarta ocorrência foi registrada ontem (18), às 20h00, no km 386 da BR-230, em Balsas (MA), durante o atendimento a um acidente de trânsito do tipo colisão frontal. O condutor de um dos veículos envolvidos, um Toyota Corolla, foi submetido ao teste de etilômetro, que revelou 0,58 mg/L de álcool, enquanto o outro motorista envolvido não apresentou indícios de consumo de álcool.
Em todas as quatro ocorrências, os autores dos crimes de trânsito foram conduzidos à polícia judiciária para os procedimentos legais cabíveis.