Foto 01: Pedreiras é um dos municípios contemplados com o curso de Agricultura
Foi inaugurado neste final de semana, dois polos de cursos técnicos da Rede E-Tec do Senar. Os municípios beneficiados desta vez foram Pedreiras com o curso de Agricultura e Santa Inês, com Zootecnia.
Com trinca alunos cada, a iniciativa é preparar produtores rurais e seus sucessores para darem continuidade ao trabalho ora desenvolvido nas propriedades com vocação para o negócio, visando o crescimento e o fortalecimento das respectivas cadeias produtivas.
A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), junto aos Sindicatos Rurais e prefeitura local, com o projeto, visam atender a região com profissionais qualificados para reforçarem suas atividades dentro das ações de assistência, essenciais para o desenvolvimento de suas atividades.
A aula inaugural ocorreu na sede do Sindicato Rural de Pedreiras (Sinrural), e de Santa Inês foram assistidas pelos novos alunos do programa da Rede de Ensino Técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Em Santa Inês, o presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, participou, ao lado do presidente da entidade rural de Santa Inês, Antonio Santiago, da cerimônia de abertura, dando as boas-vindas aos novos alunos.
Já em Pedreiras, a coordenadora de Promoção Social e Educação Formal do Senar, Yolanda Batista Gomes, conduziu o ato, ao lado do coordenador de Patrimônio e Material do Senar, Reginaldo Rodrigues, e do 1º Tesoureiro do Sinrural, Francisco Araújo Xavier. Da prefeitura estava o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de Pedreiras, Marcos Antônio. Também participou, a presidente da Comissão das Mulheres do Agro do Sinrural, Juliana Fernandes.
Paralelo à inauguração, outros polos iniciaram suas atividades do segundo semestre, sendo agora um total de 15 polos, com 16 turmas e 344 alunos, que no período de dois anos.
O curso ofertado pelo Senar no Maranhão consiste em: Agronegócio, Zootecnia, Florestas, Fruticultura e agora, Agricultura. As aulas do Senar e-Tec ocorrem na modalidade a distância, com encontros presenciais voltados à prática de campo. Nesse modelo de formação, os estudantes contam com o acompanhamento de tutores a distância e presenciais e, ao integralizar a carga horária total, os alunos recebem diploma de habilitação técnica, reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Adequação
Para receber os alunos, foi necessário haver uma adequação de espaço, de acordo com as exigências do MEC que foram prontamente atendidas pelos presidentes dos Sindicatos Rurais. Assim como os dois municípios, também Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Colinas, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, São Francisco do Brejão, São Luís, Tuntum, Vargem Grande, Viana e Vitorino Freire já contam com unidades coordenadas pelo Senar.
No entendimento do presidente Raimundo Coelho, implantar mais uma turma e realizar um sonho, tanto para o líder sindical, quanto para o aluno e muito mais para a diretoria do sistema Faema/Senar.
“O curso escolhido em Santa Inês, foi Zootecnia que está nesse momento iniciando com a aula inaugural com a presença do presidente Antônio Santiago. Meu incentivo aos produtores rurais é que coloquem os seus filhos para fazerem este curso para ajudar no dia a dia no campo. A instalação deste novo projeto só foi possível pela parceria que foi firmada com a prefeitura”, disse ele.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pedreiras, Emanuel Sampaio é motivo de grande alegria ficar à frente de um trabalho como este, que forma profissionais qualificados para ajudar a alavancar a produção rural do seu município e região.
“Satisfeito com a implantação do curso de Agricultura. Daqui certamente sairão grandes profissionais que farão a diferença na região. Esta é a primeira e muitas turmas que teremos aqui com o apoio do nosso Sindicato”, disse o produtor rural.
A aluna do curso de Agricultura em Pedreiras, Lidiane Sampaio, garantiu que pretende entender melhor o mundo vegetal para agregar no seu conhecimento de zootecnia, onde tem formação.
“Sou zootecnista por formação e agora iniciamos o curso de Agricultura porque com a ideia de aprender mais da parte vegetal e trazer maior conhecimento para a minha região e ajudar com maior conhecimento e fazer avançar nesta área”, ressaltou a produtora rural.