Créditos: Divulgação
A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) se soma à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência e de enfatizar a importância da luta pela defesa e garantia de direitos dessa população. Pela parceria, que chega ao quarto ano consecutivo, a entidade máxima do futebol no Brasil divulgará a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2024 nos jogos da 24ª rodada do Brasileirão Betano, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, e também em seu site e nas redes sociais.
Realizada pela Fenapaes, ou Apae Brasil, desde 1963, entre 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi incluída no calendário oficial brasileiro como data comemorativa pela Lei nº 13.585/2017. Em 2024, sob o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, a ação tem por propósito incentivar a população a refletir acerca da trajetória de luta pela defesa de direitos e da inserção social das pessoas com deficiência e suas famílias, visando construir uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa.
Além de destacar o legado da entidade em benefício das pessoas com deficiência e suas famílias ao longo de quase sete décadas de história, a Semana Nacional é um momento para despertar uma reflexão na sociedade e, consequentemente, fazer um convite à ação, possibilitando-a uma conscientização sobre os desafios que ainda persistem no país, a exemplo da discriminação e do preconceito.
Guiados por essa diretriz, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ressalta a importância da Confederação apoiar ações em prol da inclusão. “A CBF será sempre parceira de campanhas que promovam a inclusão das pessoas com deficiência e faça crescer a conscientização na nossa sociedade. A CBF parabeniza a Federação Nacional das Apaes pela iniciativa e faz questão de contribuir com ações que fomentem a diversidade e a igualdade”, pontuou.
De acordo com o presidente da Apae Brasil, prof. Jarbas Feldner de Barros, a campanha é uma oportunidade de reafirmar o comprometimento da entidade, e de toda a sociedade, com a plena inclusão das pessoas com deficiência. O objetivo é proporcionar, de forma contínua, direito à cidadania, melhor qualidade de vida, bem-estar e acesso a oportunidades, assegurando, assim, o respeito e o princípio da dignidade humana.
“Em nossas Apaes, presentes em 2.255 municípios brasileiros, estimulamos a prática esportiva, pois o esporte exerce positivamente um papel primordial na vida das pessoas com deficiência, sendo uma ferramenta positiva no processo de inclusão, socialização, desenvolvimento global e melhor qualidade de vida. E a CBF, alicerçada em seu inerente caráter pioneiro, inovador e social, entra mais uma vez em campo conosco, sendo uma peça-chave na promoção da inclusão e na efetivação de direitos e da cidadania das pessoas com deficiência e, assim, construindo um Brasil mais justo e com equidade”, afirma o prof. Jarbas.