Representantes do Sistema de Justiça e órgãos parceiros abriram, nesse sábado, 24, na sede da Seção Judiciária do Maranhão (Justiça Federal – Areinha), o 4º mutirão de atendimento a pessoas em situação de rua, realizado pelo Comitê PopRuaJud, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ao longo do dia foram oferecidos serviços de cidadania e inclusão social para pessoas em situação de rua, como expedição de certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, requerimentos relacionados a demandas judiciais; mediação e conciliação; Benefício de Prestação Continuada/Amparo Assistencial ao Idoso e à Pessoa com Deficiência. O mutirão ainda ofertou Auxílio-doença/Auxílio por Incapacidade Temporária; Aposentadoria por Invalidez/Aposentadoria por Incapacidade Permanente; Bolsa Família; CadÚnico; Auxílio Brasil; cadastro habitacional; título de eleitor; direitos previdenciários; segundas vias de CPF; CTPS e Cartão do SUS; peticionamento para direitos previdenciários.
Além das ações de cidadania, foram oferecidos serviços médicos, psicológicos, odontológicos (orientações), vacinação; testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, atendimento médico psiquiátrico e clínico geral, consultas de enfermagem, farmacêutica e bioquímica, avaliação nutricional; dentre outros.
Durante o mutirão, as equipes de trabalho ainda distribuíram toalhas de banho, cobertores, vestimentas, calçados e produtos de higiene pessoal para pessoas em situação de rua.
Os itens foram arrecadados ao longo dos últimos meses por meio de doações realizadas por magistrados(as), servidores(as), e colaboradores(as) do Judiciário e órgãos parceiros: Defensoria Pública Estadual; Ministério Público Estadual; Justiça Federal; Defensoria Pública da União; dentre outras.
Participaram da abertura, o ministro o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares Fonseca, o conselheiro do CNJ, Pablo Coutinho Barreto, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Karen Luise de Souza, além de desembargadores federais, desembargadores(as) e juízes(as) da Justiça Estadual.