Publicidade
Carregando anúncio...

Governo executa serviços de preparação para a Expoema 2024

O evento acontecerá de 1º a 8 de setembro, no Parque Independência

Fonte: Governo do Estado do Maranhão
Expoema conta com vasta programação cultural e diversas atividades (Foto: Fernando dos Anjos)
A 64ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema 2024) está prestes a começar em São Luís, prometendo uma semana repleta de diversão, cultura e oportunidades de negócios. O evento acontecerá de 1º a 8 de setembro, no Parque Independência. Para garantir que a feira aconteça com toda a estrutura necessária, o Governo do Maranhão está executando serviços de manutenção e reforma no Parque Independência.Como ocorre todos os anos, o Governo do Maranhão é parceiro da Expoema, pois a feira é uma estratégia abrangente que promove o desenvolvimento econômico, cultural e social, gerando impactos positivos para o Estado.

As obras no Parque Independência estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). “A Sinfra todos os anos é parceira na preparação do Parque Independência para este grande evento do agronegócio maranhense, que é a Expoema. Seguindo a determinação do governador Carlos Brandão, este ano não foi diferente e nossas equipes estão trabalhando para deixar tudo pronto”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira.

Entre os serviços de manutenção e reforma executados pelas equipes da Sinfra no Parque Independência, estão a recuperação da área da bilheteria e portões de acesso, prédio de apoio (Corpo de Bombeiros, segurança privada e Polícia Militar), prédio administrativo, arena de julgamentos, Praça dos Criadores, palco das autoridades e palco camarim, poços e bombas, Pavilhão do Agricultor, Pavilhão da Feirinha, Recinto de Leilões, prédio da administração do evento, estábulos, banheiros, restaurante popular, pocilga, cavalariça, curral, alambrados de estacionamentos, aprisco, baias e meios-fios.

Na bilheteria e portões de acesso está sendo feita a recuperação de calçadas, instalação de portas, telhados, além de pintura. No prédio de apoio a Sinfra trabalha na recuperação do telhado, calçadas, piso, esquadrias, revisão elétrica e pintura em geral. Já no prédio administrativo os serviços são de recuperação de forro PVC, calçada, revisão no telhado e pintura em geral.

A arena de julgamento está recebendo a recuperação de cerca, portões de madeira e pintura em geral. No palco das autoridades e camarim as obras incluem recuperação do telhado, recuperação do guarda corpo, calçada, revisão elétrica e pintura em geral. E a Praça dos Criadores passa por reforma de banco de concreto e pintura. No Pavilhão do Agricultor a pintura das grades, recuperação de piso e paredes e revisão elétrica vão requalificar o espaço.

Os 7 estábulos do parque estão recebendo serviços de recuperação de telhados, recuperação de calçadas, instalações de portas, revisão elétrica e pintura em geral. A recuperação de calçadas, revisão de telhado e portas, revisão nas instalações hidro-sanitarias, revisão elétrica e pinturas em geral dos banheiros vai permitir mais conforto para os visitantes da Expoema.

Os restaurantes populares da feira também passam por recuperação de telhado e calçadas, revisão elétrica e pintura em geral. Os serviços abrangem, ainda, a cavalariça, pocilga, curral de defesa e rodoluvio, alambrado do estacionamento para os expositores, o recinto dos leilões, curral de comercialização e outros espaços do Parque Independência.

Governo do Maranhão presente

Durante a realização da feira o Governo do Maranhão estará com diversos serviços que serão oferecidos pelos órgãos e secretarias estaduais como as secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Indústria e Comércio (Seinc), por meio do Armazém do Empreendedor, Desenvolvimento Social (Sedes), por meio dos beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda.

As secretarias de Estado da Cultura (Secma), Segurança Pública (SSP), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e Trabalho e Economia Solidária (Setres), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Viva/Procon) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) também participam da feira.

Programação

Como já é tradição a Expoema contará com uma vasta programação cultural. Shows com a cantora Fabrícia, Nadson o Ferinha e com a dupla Diego & Victor Hugo, marcam a festa de abertura da exposição no domingo, dia 1º. Na quarta-feira (4), o palco será tomado pela música brega, com shows de três expoentes do gênero: Silvanno Salles, Léo Magalhães e Zezo. Na quinta-feira (5), a festa fica por conta de Lucas Seabra, Bruno & Marrone e a banda Calcinha Preta. Na sexta-feira (6), sobem ao palco a cantora Thaís Moreno, Dorgival Dantas e a banda Forró Estourado.

Para fechar a programação, no domingo seguinte (8), sobem ao palco no Parque Independência, a banda de forró romântico Seu Desejo, o cantor Grelo da Seresta e o cantor Batista Lima, ex-vocalista da banda Limão com Mel.

Esta edição contará com uma noite dedicada à música cristã, com shows de Forró D’Crente e da cantora e compositora de música cristã, Isadora Pompeo na terça-feira (3).

Para além da programação cultural, a Expoema aglutina dezenas de outras atividades, como Exposição de Animais, Prova de Hipismo, Prova de Três Tambores, Torneio Leiteiro e Julgamento de Raças de Caprinos e Ovinos.

Fechar