A Câmara Municipal de São Luís, por meio de proposição de autoria do vereador e médico Dr. Gutemberg, entrega o título de cidadão ludovicense ao professor, escritor e Doutor em Direito Econômico, Dr. Rafael Campos Soares da Fonseca. A solenidade de entrega do título vai acontecer nesta sexta-feira (30), às 9h, no plenário Simão Estácio da Silveira, Câmara Municipal de São Luís.
Autor da proposição, o vereador Dr. Gutemberg destaca que o Prof. Dr. Rafael Campos Soares da Fonseca tem uma grande trajetória acadêmica, contribuindo para o ensino, a pesquisa na área do Direito e a democracia brasileira.
“Para nós é uma honra fazer esse reconhecimento ao Dr. Rafael Campos, que é um jovem com grande notável saber jurídico. E como exemplo da sua contribuição para o direito brasileiro, eu cito um dos seus livros: “Judicialização da Dívida Pública Federativa”. O posfácio foi escrito pelo ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski. Essa é uma obra muito importante para advogados pelo impacto do endividamento público em toda a sociedade”, frisou Dr. Gutemberg.
O homenageado, Dr. Rafael Campos, é filho, do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dr. Reynaldo Soares da Fonseca. E assim como o pai, seguiu o caminho para fortalecer o direito brasileiro.
No ano passado, Dr. Rafael Campos Soares foi homenageado com a medalha de Mérito Judiciário Desembargador Antônio Rodrigues Vellozo, entregue pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.
Trajetória
O professor Rafael Campos Soares da Fonseca é coordenador Geral do Curso de Direito do Unieuro do Distrito Federal, que integra o Grupo Educacional Ceuma. Ele é doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Faculdade de Direito Largo São Francisco da Universidade de São Paulo, onde foi aprovado com grau máximo de distinção (summa cum laude).
Também é Mestre em Direito, Estado e Constituição e Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Titular do mestrado e do doutorado da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) e professor orientador do doutorado na Universidad de Salamanca -Espanha, em regime de cotutela e dupla titulação FADISP-USAL.