Procuradoria do STJD solicita abertura de inquérito sobre denúncia do Sampaio

Tricolor acusa Caxias-RS de irregularidade que pode mudar ordem dos rebaixados na Série C

Fonte: Redação/França Melo

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitou nesta sexta-feira (30) a abertura de inquérito sobre a denúncia do Sampaio que acusou o Caxias-RS de ter colocado para atuar em 9 partidas o lateral-direito Yuri Ferraz de forma irregular. De forma oficial, a Bolívia Querida foi informada sobre esse pedido de abertura do inquérito. “A Procuradoria solicitou e ainda não foi despachado pelo presidente”, informou em nota o STJD.

Lembrando que a Procuradoria não abre inquérito, apenas solicita a abertura ao presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira, que é quem decide pela abertura ou arquiva a denúncia, mas o presidente pode ter dúvidas quanto à irregularidade do jogador. Extraoficialmente, o Sampaio já foi informado que o presidente do STJD vai assinar a abertura de inquérito e vai notificar ABC, Caxias e CBF.

Além da própria Bolívia que fez a denúncia e já está ciente do inquérito, que não tem tempo para começar e acabar, já que com a abertura do inquérito, o procurador terá que colher os depoimentos de todos os envolvidos e achando que cabe denúncia encaminha a Comissão Disciplinar do STJD para julgamento do caso, com direito a defesa e acusação, naturalmente como em um julgamento.

A Comissão Disciplinar, após isso, irá apontar sua decisão, que em caso de decidir o Caxias como culpado, por exemplo, já terá efeito de perda de pontos. Mas é uma decisão que cabe recurso. Naturalmente, quem perder na Comissão Disciplinar irá recorrer ao Pleno do STJD, que seria o “jogo final”. Neste julgamento é que saberemos se o Caxias segue na Série C ou se perde pontos.

Foram nove jogos que o clube utilizou Yuri Ferraz, por isso, perderia 27 pontos possíveis das partidas mais a pontuação conquistada em campo. O time gaúcho não só entraria para a zona do rebaixamento, mas seria o lanterna com pontuação negativa, visto que fez apenas 21 pontos na competição. O beneficiado seria o Sampaio, que fez 19 pontos e ficou na 17ª colocação da Série C 2024. Todo agora passou a ser apenas uma questão de tempo.

Presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira, quem vai decidir

ENTENDA O CASO

De acordo com o regulamento da Terceira Divisão do Brasileiro, um jogador pode disputar, no máximo, três partidas por um clube antes de se transferir para outra equipe da mesma divisão. E o Caxias escalou um atleta que já havia atuado em quatro jogos quando defendia o ABC.

O lateral-direito Yuri Ferraz tinha defendido o Alvinegro de Natal nos jogos contra Ferroviária, Londrina, Athletic-MG e Ferroviário antes de se transferir para o Caxias. Porém, por um erro de arbitragem na partida contra o Athletic, no dia 5 de maio, pela terceira rodada, o nome de Yuri, que entrou em campo aos 36′ do segundo tempo, no lugar de Lucas Sampaio, não foi incluído na súmula.

Jogue roleta online no Roulette77 Brasil. Escolha entre roleta europeia, americana ou francesa. Aprenda estratégias e dicas de jogo. Jogue gratuitamente ou escolha um cassino online para jogar com dinheiro real.

Fechar