Publicidade

Produção de veículos tem maior volume mensal em cinco anos

Com esses números, a indústria automotiva brasileira começa a mostrar sinais claros de recuperação, embora ainda enfrente desafios no mercado internacional

Fonte: Assessoria

A indústria automotiva brasileira registrou em agosto o maior volume de produção de veículos dos últimos cinco anos, com um aumento de 14,4% em relação ao mesmo mês de 2023, alcançando a marca de 259,6 mil unidades. Esse número inclui carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (5) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em comparação com julho, a produção das montadoras subiu 5,2%.

Esse é o melhor resultado para o setor desde outubro de 2019, quando foram fabricados 288,5 mil veículos no País, evidenciando que as montadoras brasileiras voltaram a atingir níveis de produção pré-pandemia.

Com o desempenho de agosto, a produção de veículos no Brasil acumula alta de 6,6% desde o início do ano, totalizando 1,64 milhão de unidades fabricadas entre janeiro e agosto de 2024.

As vendas de veículos novos também mostraram crescimento significativo no mês passado, com um aumento de 14,3% em relação a agosto de 2023, atingindo 237,4 mil unidades. Em comparação com julho, houve uma queda de 1,6% nas vendas, explicada pelo fato de agosto ter tido um dia útil a menos.

No acumulado anual, as vendas de veículos zero quilômetro chegaram a 1,62 milhão de unidades, um crescimento de 13,3% em relação aos primeiros oito meses de 2023. Esse resultado positivo é impulsionado por melhores condições de crédito, graças à redução das taxas de juros, além de um mercado de trabalho aquecido e aumento da renda. A forte demanda das locadoras de automóveis também contribuiu para o bom desempenho.

Entretanto, a produção nacional não tem acompanhado o mesmo ritmo de crescimento do mercado devido ao aumento da entrada de carros importados. As exportações de veículos, que refletem a perda de competitividade das montadoras brasileiras para fabricantes estrangeiros, especialmente os chineses, caíram 17,9% no acumulado do ano, com 242,6 mil veículos exportados desde janeiro.

Em agosto, as exportações de veículos totalizaram 38,2 mil unidades, um crescimento de 10,6% em relação ao mesmo mês de 2023, mas uma queda de 2,2% em comparação com julho.

Além dos bons resultados na produção e nas vendas, o setor automotivo também apresentou avanços no mercado de trabalho. Em agosto, foram criadas 1,2 mil novas vagas de emprego nas montadoras, elevando o número total de trabalhadores no setor para 105,8 mil pessoas.

Fechar