A Seleção Brasileira ainda tem mais dois jogos para fazer em solo brasileiro em 2024 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Em outubro, no dia 15 (terça-feira), o Brasil enfrentará o Peru, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 10ª rodada. Já o último jogo será no dia 19 de novembro (terça-feira), contra o Uruguai, pela 12ª rodada.
O local desta partida ainda não foi definido, mas, segundo o repórter Carlos Gil, na transmissão de Paraguai x Brasil, na Globo, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues declarou que a tendência é que o jogo aconteça em alguma cidade do Norte ou Nordeste, com o intuito de forçar um maior deslocamento da seleção do Uruguai, que cinco dias antes, enfrentará em casa a Colômbia.
Com um jogo já realizado em Belém-PA: Brasil 5×1 Bolívia, dia 08/09, pela 1ª rodada, e nenhum na região Nordeste é provável que esta segunda região seja vista com “alguma prioridade” para receber o jogo, que pode, inclusive, marcar o retorno de Neymar à Seleção. Os outros jogos em solo brasileiro foram: Brasil 1×1 Venezuela, na Arena Pantanal-MT; Brasil 0x1 Argentina, no Maracanã e Brasil 1×0 Equador, no Couto Pereira, em Coritiba.
O estádio Castelão, em São Luís, surgiu como uma boa possibilidade de receber Brasil x Uruguai com aval do governador Carlos Brandão e do Ministro dos Esportes, o maranhense André Fufuca, tanto que o “Gigante” do Outeiro da Cruz já recebeu duas vistorias, em maio da CBF e em julho da Conmebol, que teria feito algumas exigências e logo depois, o estádio começou a receber melhorias e adequações.
Serviços na infraestrutura (reforço e pintura), vestiários, sala de imprensa e gramado receberam um foco especial, assim como novos telões (LED), nova iluminação, novas catracas e adequações no sistema de videomonitoramento e sistema de som, acessibilidade, banco de reservas revitalizados, agora com 23 lugares, seguindo os padrões FIFA e todas essas melhorias foram inspecionadas quarta-feira (11) pelo governador Carlos Brandão.
Agora, o governo do Maranhão aguarda uma segunda e definitiva vistoria da Conmebol para os próximos dias para confirmar Brasil x Uruguai, no Castelão, em São Luís. A Arena da Amazônia, em Manaus, Arena Fonte Nova, em Salvador, e a Arena Pernambuco, em Recife, também fazem lobby e são fortes concorrentes para sediar a partida. A definição ocorrerá nas próximas semanas.
O presidente da Federação Pernambucana declarou em janeiro, num podcast, que a Arena Pernambuco receberia um jogo da Seleção Brasileira no segundo semestre de 2024. À época, o assunto veio à tona uma vez que a CBF tinha visita agendada para vistoria a fim de analisar a capacidade do estádio, que recebeu partidas da Copa do Mundo 2014, receber jogos das Eliminatórias bem como da Copa do Mundo Feminina 2027.
A declaração, também, foi dada antes do incidente envolvendo um ataque contra a delegação do Fortaleza, protagonizado por uma torcida organizada do Sport, em jogo válido pela Copa do Nordeste, o que pode ter esfriado as negociações à época. Como principais concorrentes, Recife tem Salvador, Fortaleza e Natal, que também possuem arenas modernas que receberam jogos de 2014.