São João Batista, município localizado na Baixada Maranhense, é o mais recente destino do SESI Itinerante, um projeto que visa melhorar o acesso aos serviços de saúde para a população maranhense. Os atendimentos serão na Praça da Matriz, de 17 a 19 de setembro, das 8h às 17h. Esta iniciativa é crucial para atender a demanda reprimida por cuidados médicos, especialmente em áreas mais distantes dos grandes centros urbanos.
De acordo com as informações mais recentes do DATASUS, que são de 2017, em São João Batista, o percentual de internações por doenças relacionadas ao saneamento básico inadequado é de 32,15%, enquanto no Maranhão é de 10,38% e no Brasil de 2,28%. Já a taxa de internações por condições sensíveis à atenção primária é de 57,44%, enquanto no estado como um todo é de 32,39% e no país 21,13%. Em relação à cobertura por plano de saúde é o oposto: menos de 1% da população de São João Batista tem assistência suplementar, apenas 0,63%. No Maranhão, o percentual é de 6,42% e no Brasil é de 22,67%.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São João Batista tem uma população de cerca de 20 mil habitantes. Apesar de possuir uma infraestrutura básica de saúde, o município enfrenta desafios comuns a muitas cidades de pequeno e médio porte no Maranhão, como a falta de profissionais especializados e a necessidade de modernizar os equipamentos de saúde.
O SESI Itinerante chega à cidade com uma ampla gama de serviços, incluindo consultas médicas, oftalmológicas e odontológicas, exames laboratoriais, eletrocardiograma, orientações nutricionais com oficinas de alimentação saudável e atividades educativas em saúde, além de apresentações culturais de artistas locais.
A iniciativa do SESI Maranhão atua como uma solução temporária para essas questões, oferecendo uma estrutura móvel que leva profissionais de saúde qualificados diretamente para a comunidade. Além disso, promove atividades de conscientização sobre a importância da prevenção e do autocuidado, essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
O município possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM), segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNAD), de 0,890. Este indicador é melhor que o desempenho do Maranhão (0,676) e do que a média das cidades brasileiras (0,766). Com os serviços itinerantes, o SESI Maranhão demonstra o compromisso em promover o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades onde atua, assegurando saúde e qualidade de vida para todos, como forma de somar com as gestões municipais.