Publicidade
Carregando anúncio...

Um em cada cinco brasileiros foi afetado por roubo de login da Netflix

Cibercriminosos entram em contato por mensagem de texto e conseguem as credenciais de vítimas, para venda em fóruns online

Fonte: Com Kaspersky

Pesquisadores da Kaspersky detectaram campanha maliciosa que visa roubar credenciais de login de contas da Netflix, vendidas em fóruns clandestinos por preços menores que os oficiais. Neste esquema, a América Latina é uma das regiões mais afetadas globalmente, com Peru (23%, 2ª posição), Colômbia (22%, 4ª posição), Equador (19%, 11ª posição) e Brasil (18.8%, 18ª posição) entre os países com a maior porcentagem de usuários que foram vítimas desse golpe.

No golpe, os cibercriminosos usam mensagens SMS para enganar as pessoas, alertando-as falsamente de que sua conta Netflix está prestes a ser suspensa. Os golpistas enviam essas mensagens para qualquer usuário, com links fraudulentos de números locais para aumentar sua credibilidade e atrair mais vítimas. Os fraudadores confiam que as pessoas inserirão seus dados para evitar a suspensão de sua conta, mesmo que não tenham tido problemas com o serviço.

Ao clicar no link, a vítima é solicitada a resolver um cálculo matemático para verificar se é humana e não um robô. Em seguida, ela é redirecionada para uma página inicial, para preencher seus detalhes de login e senha, permitindo que criminosos acessem suas credenciais.

Ao replicar o design e os elementos visuais da página inicial da Netflix, os cibercriminosos criam uma falsa sensação de segurança, persuadindo pessoas a inserirem dados pessoais, facilitando o roubo de suas informações.

Os pesquisadores da Kaspersky rastrearam e detectaram mais de 8 domínios associados a essa campanha de fraude, que já foram bloqueados pelas soluções de segurança da empresa:

“A crescente popularidade de serviços de streaming como a Netflix está atraindo cada vez mais cibercriminosos. Depois de obter as credenciais, eles as vendem a preços reduzidos para outros criminosos ou para usuários que desejam acessar o serviço gratuitamente ou a um custo menor. O roubo de um login da Netflix pode levar à perda de acesso ao serviço, especialmente porque muitas contas não permitem acesso simultâneo. Além disso, os criminosos podem obter informações de pagamento, como detalhes do cartão de crédito. “, comenta Fabio Assolini, chefe da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina.

Para evitar tais violações ou roubo de credenciais, os especialistas da Kaspersky recomendam:

    • Evite clicar em links suspeitos recebidos via SMS, mesmo que a mensagem pareça ser de um serviço de streaming legítimo (ou de qualquer outro). Em vez disso, sempre visite o site oficial digitando o endereço manualmente ou acessando pelo aplicativo para verificar o status real da sua conta.
    • Não se preocupe se você receber uma mensagem alertando sobre a suspensão de sua conta. Não se deixe levar pela curiosidade. Em vez disso, bloqueie o número e denuncie-o como spam no seu dispositivo.
    • Desconfie se receber uma mensagem de um número desconhecido, não verificado como empresa ou com uma discagem diferente da sua cidade ou país. Além disso, sempre verifique os domínios dos links sugeridos a você antes de clicar.
    • Use soluções de segurança confiáveis e avançadas
Fechar