“Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.” (Mateus 23:10)
No mundo em que vivemos, encontramos muitos que se intitulam líderes, mestres e guias espirituais. Alguns tentam nos mostrar caminhos alternativos para a vida, sugerindo que a paz, a felicidade e o propósito estão em diferentes filosofias, ideologias ou práticas. Porém, Jesus nos lembra de que há apenas um caminho verdadeiro para a vida plena: Ele mesmo. Jesus nos diz a esse respeito:
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João, 14:6)
Não há outro caminho para conhecer a Deus, para ter acesso ao Pai, senão por meio de Jesus. Ele é o mediador, aquele que abriu o caminho pelo seu sacrifício na cruz. Quando Jesus nos convida a segui-lo. Ele nos guia diretamente à presença do Pai.
Ter Jesus como guia significa confiar plenamente na sua sabedoria, sabendo que Ele conhece o fim desde o princípio e que Ele nos leva por caminhos que, mesmo que pareçam difíceis, são os melhores para nós.
“E quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.” (João, 10:4)
Ele está conosco nos momentos de alegria e nas provações. Quando nos sentimos perdidos, podemos clamar a Ele, e Ele nos guiará de volta ao caminho certo. Podemos descansar na certeza de que Ele caminha conosco em cada passo.
“Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.” (Salmos, 25:4-5)
Sem Jesus, podemos facilmente nos desviar na vida, correndo atrás de coisas que não satisfazem ou nos desviando para caminhos de perdição. Mas quando seguimos Jesus, Ele nos dá direção e propósito. Ele nos chama a uma vida de serviço, amor ao próximo e obediência à vontade de Deus.
Ao estarmos com Ele, somos guiados para o caminho certo e conduzidos em todas as nossas decisões, porque Jesus é o bom pastor.
“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (João, 10:11)
Não precisamos de outros guias. Jesus é suficiente. Ele é o único que nos leva à verdadeira vida, ao Pai, e ao propósito para o qual fomos criados, basta que o aceitemos como Senhor e Salvador.