O Boi de Santa Fé promove o Projeto Arte do Bordado: O Artesanato Tradicional do Bumba-Meu-Boi do Maranhão, no período de 1 a 11 de outubro de 2024. Com patrocínio do Banco da Amazônia e Governo Federal, o evento será realizado sempre das 9h às 11h, no Barracão Sede da Associação Cultural do Bumba-Meu-Boi e Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé – São Luís/MA, com carga horária de 22h.
Com quantidade estabelecida de 12 alunos, o projeto realizará oficinas de aprendizados de bordados à mão para formar profissionais capacitados. Durante o curso, será mostrado como executar os bordados com linha e agulha, utilizando materiais nas mais diversas variedades, tais como: veludos, pedrarias, canutilhos, miçangas, no resultado de belas peças artesanais.
Para Adriano Andrade, coordenador geral do boi, a iniciativa terá um impacto muito positivo para quem pretende desenvolver ou aperfeiçoar seus dotes artísticos: “Este projeto, que é patrocinado pelo Banco da Amazônia e Governo Federal, visa ensinar a prática da arte do bordado. É uma oportunidade para os alunos aprenderem diversas técnicas, tanto para iniciantes quanto para pessoas que já têm algum conhecimento, buscando aprimorar suas habilidades”, frisou.
O curso será dividido em quatro eixos, com as seguintes temáticas:
Apresentação teórica: Serão abordados aspectos históricos, simbólicos e técnicos relacionados ao bordado do Bumba-Meu-Boi. Serão compartilhadas referências visuais e exemplos de peças tradicionais.
Demonstração prática: Os facilitadores mostrarão passo a passo as técnicas de bordado, destacando as principais etapas e os pontos fundamentais.
Exercícios práticos: Os participantes realizarão exercícios individuais e em grupo para aplicar as técnicas aprendidas, produzindo pequenas amostras de bordados.
Acompanhamento individual: Os alunos terão suporte individualizado, durante a execução dos trabalhos práticos, estimulando sua criatividade e expressão pessoal.
As inscrições para cumprir o cronograma de ações da Oficina de Bordados foram feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado na bio do perfil oficial da associação. Obedecendo os critérios de seleção, o projeto tem como público-alvo jovens, adultos e idosos, abrangendo diferentes faixas etárias para promover a participação de toda a comunidade. Os 12 primeiros alunos que se inscreveram foram os selecionados.