O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) de São Luís finalizou nesse domingo (29), mais uma etapa do programa “Cirurgias – Aqui, a fila anda”. A unidade realizou 40 procedimentos ortopédicos de joelho, que incluíram reconstrução de ligamento cruzado anterior, meniscectomia e artroscopia de joelho.
No total, o HTO realizou 80 cirurgias, sendo 40 em cada etapa, que teve iníio no dia 19 de setembro.
Beneficiados com o programa, os pacientes elogiaram a iniciativa da gestão estadual, como é o caso do autônomo Samuel Barbosa, de 46 anos. Ele rompeu os ligamentos do joelho, após uma queda de uma altura de 3 metros, enquanto trabalhava.
“Eu acho importante pelo fato de ter muita gente precisando da cirurgia. Essa atitude de mutirão é muito importante, porque quem estava esperando agora adiantou”, disse Samuel.
O motorista Anderson Cleiton Costa, de 36 anos, teve os ligamentos do joelho rompidos, enquanto jogava futebol. O paciente recorda o momento da ligação da equipe da unidade informando a data da cirurgia eletiva. “Muito bom o atendimento deles, me ligaram há um mês dando as orientações para atualizar os exames pré-operatórios, dizendo todas as formas que a gente deveria vir, procedimentos. Muito interessante mesmo”, afirmou.
Gerenciado pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) faz parte da rede SES, e foi entregue pelo Governo do Estado em outubro de 2019. A unidade é referência estadual no atendimento de casos de alta e média complexidade.