SÃO LUÍS – Na próxima sexta-feira (04), a partir das 17 horas, o filme paranaense “Entrelinhas’’, do cineasta Guto Paska, estreia no Maranhão em sessão que contará com a presença da protagonista Gabriela Freire. Após a sessão, haverá uma roda de conversa com a atriz. A exibição ocorre no Cineteatro Aldo Leite, localizado no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782) de maneira gratuita. O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) por meio da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) e do Festival Guarnicê de Cinema. A classificação indicativa é 16 anos.
“Entrelinhas’’ foi premiado em cinco categorias no Festival Cine Pernambuco em 2023: melhor direção, melhor atriz, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor edição de som. O filme também foi exibido no Circuito Penedo de Cinema e no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. Na última edição do Guarnicê, realizada em junho deste ano, o longa foi selecionado para a mostra virtual “Lembrar Para Não Esquecer’’, composta por filmes sobre a ditadura militar.
O filme acompanha a história das irmãs Ana Beatriz Fortes e Elisabeth Franco Fortes, que foram presas durante a ditadura militar em Curitiba. E onde Ana Beatriz, aos 17 anos, foi torturada por dez dias acusada de pertencer ao movimento estudantil, considerado subversivo, e a integrar uma guerrilha armada que lutava contra o regime, a VAR-Palmares.
Trailer: