A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável pela administração dos terminais da Ponta da Espera (em São Luís) e Cujupe (em Alcântara), anunciou uma operação especial para o período das eleições de 2024.
A operação Eleição 2024 ocorrerá no período de 4 a 11 de outubro, com expectativa de movimentação de até 60 mil passageiros e 10 mil veículos. Durante esses dias, haverá até 24 viagens diárias, podendo chegar a 34, dependendo da demanda e da disponibilidade das embarcações.
Para atender ao fluxo aumentado de passageiros, cinco ferry boats estarão em operação. A venda de passagens será realizada de forma habitual, permitindo que os usuários escolham a compra de trechos de ida e volta de acordo com suas necessidades.
Diversas autoridades e órgãos participarão da operação especial incluindo a Polícia Militar, responsável pela abordagem de passageiros e veículos na entrada dos terminais; o Corpo de Bombeiros, que estará disponível 24 horas para suporte em emergências; a SMTT, que, em parceria com a Polícia Militar, realizará a fiscalização de veículos; e a Unidade K9, que atuará com cães farejadores para inibir o transporte de substâncias ilegais.
As operadoras serão responsáveis pela venda e validação de bilhetes, além do controle do embarque de veículos e passageiros, enquanto a EMAP gerenciará e coordenará toda a operação, garantindo a organização estrutural e regulatória dos terminais.
“A operação Eleição 2024 tem como objetivo garantir a eficiência e a segurança do transporte durante o período eleitoral, oferecendo maior comodidade aos usuários. Estima-se um aumento de 7,83% na movimentação de veículos em comparação ao mesmo período nas eleições de 2022”, enfatizou Celso Penalber, diretor de terminais externos da Emap.
Para mais informações sobre horários e condições de fila, os usuários poderão acompanhar atualizações pelo Instagram @navega.ma (https://www.instagram.com/navega.ma/)