SÃO LUÍS – Tarde especial para trocar ideias, ouvir muita música, se divertir e adquirir preciosidades para a coleção … Essa é a proposta da Feira de Vinil da Tralha, neste sábado, 05, a partir de 16h, na escadaria de cantaria da Rua do Giz (foto), eleita a sexta rua mais bonita do país, no coração do Centro Histórico de São Luís.
Serão mais de três mil discos disponíveis à venda, entre raridades e lançamentos, LPs e compactos, com valores promocionais. Entre os lojistas participantes: Brisa Discos, Max Retrô, Planta & Vinil, 33 RPM e Sebo Beco dos Livros.
O Vinil está na moda! Em nova fase de consumo, o vinil, tem voltado a ter lugar de destaque nos lares brasileiros; difundido, sobretudo, através do trabalho dos DJs, colecionadores e adeptos a essa mídia tão preciosa. Inclusive, contagiando as novas gerações.
A Feira de Vinil da Tralha está em segunda edição, e nesta ocasião, haverá discotecagem analógica em long set da jornalista e DJ Vanessa Serra (La Sierra) e convidados.
FEIRA DA TRALHA – Há seis anos, a Feira da Tralha foi criada pelo casal Marly Carvalho e José Ribamar Almeida; de ambiente simpático e acolhedor, o sebo reúne um acervo de livros e discos, funcionou a princípio na Rua Godofredo Viana (Ed. Colonial), com frequência assídua de estudantes, artistas e profissionais liberais que buscavam um lazer alternativo, numa mescla de boêmia e cultura. O espaço fechou durante o período de isolamento social, e foi resgatado com abertura de nova sede, agora, situada na escadaria da Rua do Giz – Centro Histórico.
DJ VANESSA SERRA – Ludovicense. É criadora e apresentadora do programa Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras, todos os domingos, de 7h às 9h da manhã, na Rádio Timbira FM. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFMA), com pós-graduação em Jornalismo Cultural (UFMA). Colecionadora de discos desde a infância, hábito herdado de família. É idealizadora e produtora fonográfica do LP Vinil & Poesia – Vol. 1 (Vencedor do Prêmio Papete 2020). Em Julho passado fez temporada em São Paulo; discotecou em um casamento e no largo da Casa de Francisca, além do Dõmo Bar, Na Manteiga, Baile dos Ratos, Prato do Dia e A Balsa. Na capital paulista, em anos anteriores, também apresentou-se na Virada Cultural 2019 e na SIM 2018. Estreou como DJ em 2016, e de lá pra cá abriu janelas importantes como “warm up” de grandes festivais: Zabumbada, Festival Elas, BR 135, Festival Feminino, Natal Equatorial, Lençóis Jazz & Blues Festival (edições em Atins, São Luís e Barreirinhas), RicoChoro, circuito SESC entre outras iniciativas. Sua performance tem corpo livre de sonoridades, vivências e linguagens; alicerçado nos sotaques genuínos da cultura popular maranhense aos ritmos universais. Integra o Coletivo UhManas TV.
VINIL – O vinil, um formato de gravação que surgiu em meados do século XX, teve um papel fundamental na história da música. Embora tenha sido substituído por formatos digitais, como o CD e o streaming, os famosos bolachões nunca desapareceram completamente. Na verdade, a demanda por discos de vinil tem aumentado nos últimos anos, especialmente entre os jovens. Muitos atribuem a popularidade do vinil ao seu som analógico, que é considerado mais quente e autêntico do que o som digital. Além disso, o ritual de colocar um disco na vitrola e ouvir um álbum do começo ao fim é uma experiência única que muitos fãs de música valorizam. O vinil também se tornou um item de colecionador, com muitos lançamentos especiais e edições limitadas sendo lançados exclusivamente neste formato.
SERVIÇO:
II EDIÇÃO FEIRA DE VINIL DA TRALHA
DISCOTECAGEM: DJ VANESSA SERRA E CONVIDADOS
ESCADARIA DA RUA DO GIZ – PRAIA GRANDE, ÀS 16H.
MAIS INFORMAÇÕES: @SEBO_FEIRA_DA_TRALHA.