Publicidade
Carregando anúncio...

Mais de 600 policiais civis reforçam a segurança neste domingo de eleição no MA

Corpo de Bombeiros Militar atuará nas seções eleitorais com a operação Guarda Urna.

Fonte: Redação / Assessoria

Mais de 600 policiais civis reforçam a segurança nos municípios do Maranhão neste domingo (Foto: Divulgação)

Desde o último dia 30 de setembro, a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) vem reforçando a segurança durante os dias que antecedem as eleições municipais deste ano, que acontecerá neste domingo (6) – primeiro turno.

No planejamento estratégico da Polícia Civil, 662 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, estarão empenhados em intensificar a segurança em cidades do interior do estado. Eles exercerão as atividades de Polícia Judiciária para garantir a tranquilidade no período eleitoral. O reforço também conta com apoio de 168 viaturas.

A expectativa é que as equipes da Polícia Civil atuem em conjunto com a Polícia Militar e outras forças de segurança, sob a orientação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, para prevenir possíveis episódios de violência e coação eleitoral.

De acordo com o chefe da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), Ricardo Aragão, neste domingo da eleição, os planos de segurança cobrirão os 217 municípios, onde as equipes policiais estarão atendendo os casos de flagrante delito visando reprimir os crimes eleitorais.

Ainda segundo o SPCI, os municípios de Tuntum, Bacuri, Itaipava do Grajaú, Matões e Candido Mendes estão tendo atenção especial por parte do policiamento.

Nos municípios onde não houver representação da Polícia Federal, a Polícia Civil atuará nas demandas, principalmente nas ocorrências que necessitarem da lavratura de procedimentos dos quais demandem as atividades de polícia judiciária.

REGIÃO METROPOLITANA

A Grande Ilha, que engloba as cidades de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, contará com os trabalhos dos sete plantões policiais, sendo eles: Cajazeiras, Cidade Operária, Cohatrac, Bacanga, Maiobão, SHPP e Delegacia Especial da Mulher.

Corpo de Bombeiros destaca mais de 800 militares para operação nas eleições

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) estará presente nas seções eleitorais com a operação Guarda Urna. O trabalho tem o objetivo de garantir a segurança e a integridade das urnas eletrônicas, além de proporcionar tranquilidade aos eleitores, durante o processo de votação.

Corpo de Bombeiros destacou mais de 800 militares para operação nas eleições (Foto: Divulgação)

A operação teve início nesse sábado (5), com a mobilização de 878 militares e aparato em viaturas e equipamentos, no Comando Geral da corporação, no Bacanga. Os militares trataram sobre diretrizes e procedimentos para o período. O trabalho prossegue até o encerramento das eleições, neste domingo (6).

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, destacou a importância da operação para assegurar que o processo democrático ocorra sem intercorrências. “A presença dos bombeiros nas seções de votação é um reforço à confiança da população no processo eleitoral. Estamos empenhados nesta missão, com a operação Guarda Urna, e prontos para agir, em qualquer ocorrência, garantindo que as urnas estejam seguras e que a votação transcorra sem incidentes”, enfatizou.

O planejamento de trabalho foi executado meses antes do processo, com o treinamento dos militares e alinhamento das atividades que será desenvolvidas na operação.

A operação Guarda Urna mobiliza efetivo em todo o estado, com bombeiros que estarão posicionados nas seções eleitorais e prontos para atuar, em caso de necessidade. O comandante da operação, coronel Cleyton Cruz, avaliou a relevância deste trabalho no pleito e destacou a presença dos bombeiros para apoiar a Justiça Eleitoral e garantir que os eleitores sintam-se seguros. “A guarda das urnas é uma parte fundamental para assegurar que o processo se realize de maneira tranquila e ordeira, e esta será nossa missão, enquanto as eleições estiverem em curso”, frisou.

O coronel Cleyton Cruz reiterou que a presença dos bombeiros é mais um reforço para que todos os eleitores possam exercer seu direito ao voto, sem preocupações. “Nosso papel é estar presente e disponível. Se alguém precisar de ajuda, seja por questões de saúde ou segurança, estaremos prontos para intervir”, afirmou. A operação tem apoio da Polícia Militar.

Além da guarda das urnas, efetivo com aparato de viaturas e equipamentos, estará de prontidão para atendimento a emergências no período eleitoral. Com a expectativa de uma votação tranquila, a operação Guarda Urna seguirá até o encerramento do período eleitoral, para que os cidadãos maranhenses exerçam seu direito ao voto com segurança e confiança.

Fechar