Alinhadores exercem forças nos dentes, tal como os aparelhos ortodônticos convencionais fixos ou removíveis. São as forças sobre os dentes que induzem a reabsorção do osso ao redor das raízes, mudando o seu lugar gradativamente, até que se chegue a uma posição desejada estética e funcionalmente.
Como são transparentes e não tem fios metálicos, algumas pessoas preferem utilizá-los, mas em muitos casos que o paciente fala que não funciona, pois ele não vê resultados. E quase sempre, os humanos em geral, querem resultados imediatos. E este tipo de ocorrência deixava os clínicos intrigados, tentando achar explicações para o fato.
MOBILIZAÇÃO CELULAR
A falta de resultados esperados que inquietava os profissionais agora tem uma explicação com base na biologia óssea. Agora resgatamos e sabemos que se requer uma mobilização das células osteoclastos dos tecidos vizinhos que leva 10 horas para se organizarem e agirem, quando se inicia a reabsorção óssea e a movimentação dentária acontece.
Os osteoclastos são as células que “come”, fagocita, desmonta ou extrai os minerais dos tecidos mineralizados, especialmente o osso, formando lacunas das quais tempos em tempos se deslocam para a área vizinha. No tecido mole membranoso que circunda as raízes, chamado ligamento periodontal, praticamente não tem osteoclastos disponíveis para agirem imediatamente no osso que circunda as raízes e propicie nova posição para os dentes.
O que se tem no ligamento periodontal, é um osteoclasto aqui, e outro acolá. Para movimentar dentes, precisa-se de muitos osteoclastos no ligamento para reabsorver o osso e mudar o dente de posição. Em outras palavras, os alinhadores, ou outros aparelhos removíveis, começam a funcionar depois de 10 horas, antes disto os osteoclastos estão indo para o local, e outras células do local estão se organizando para começarem a reabsorver o osso, assim que eles chegarem.
INTERVALOS DE USO
Que demore 10 horas para começar a agir, mas um fato muito importante ocorre quando o alinhador ou outro aparelho removível for removido por um tempo maior que meia hora: ao recolocá-lo leva-se até 10 horas para recomeçar o processo. Ao longo dos meses, por várias vezes fazendo isto, haverá um atraso considerável nos resultados planejados.
Isto significa que os resultados dos alinhadores depende de como o paciente o usará no seu dia a dia! Se tirar e ficar meia hora ou mais sem ele, os resultados serão limitados no tempo previsto. Sim, tem que namorar, ir ao teatro e cinema, viajar e fazer tudo com o alinhador para se ter o resultado esperado.
Então já sabemos, se não funcionar o alinhador, apesar do planejamento bem-feito em computadores com especialistas em Ortodontia, é porque a forma de uso pelo paciente não foi adequada. Precisamos conversar muito com o paciente sobre isto antes e durante o tratamento!
REFLEXÃO FINAL
As pesquisas biológicas chegaram a este conhecimento na virada do século ao estudar os efeitos de aparelhos removíveis convencionais. E agora está sendo aplicado na compreensão clínica dos resultados dos alinhadores.
A Sousmile, uma fabricante de alinhadores, decidiu investir na difusão cultural-científica e financiou para que colocássemos este conhecimento de forma organizada em um livro a ser distribuído por ela no Congresso da Sociedade Paulista de Ortodontia desta semana.