SÃO LUÍS – “O caminho do sucesso no tratamento do câncer de mama é o diagnóstico precoce”, afirmou a oncologista Noele de Jesus Barros Gomes, durante a abertura da campanha Outubro Rosa, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), em São Luís, nessa terça-feira (08). A médica também alertou que tem crescido o número de casos rastreados da doença em mulheres com idade abaixo de 40 anos.
A campanha Outubro Rosa, promovida pela Divisão Médica e Odontológica do Fórum Des. Sarney Costa, para magistrados, magistradas, servidores, servidoras, funcionários e funcionárias terceirizadas e demais colaboradores, procura conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Noele de Jesus Barros, oncologista clínica do Hospital do Câncer Aldenora Bello, ressaltou que a principal mensagem da campanha é: “cuide dos seus hábitos de vida, faça a mamografia e também o autoexame das mamas”.
Durante a roda de conversa com a oncologista, mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama contaram como enfrentaram o tratamento da doença. Esse é o caso da aposentada Maria Brito, 70 anos, mãe da servidora do Fórum de São Luís, Priscilla da Costa. “Fiz uma ressignificação completa da minha vida. Passei a ter mais atividades sociais, investi na atividade física, na saúde mental e na vida espiritual. Recebi o diagnóstico no estágio inicial da doença e hoje estou curada”, celebra.
Maria Brito contou que descobriu a doença, aos 68 anos de idade, durante os exames de rotina com a mastologista em 2021 (mamografia e ultrassonografia), seguido de biópsia, com diagnóstico concluído três meses depois, submetendo-se à cirurgia em março de 2022. “Foi tudo muito rápido e todo o tratamento pelo SUS”, lembrou.
A odontóloga Vanessa Camila da Silva, servidora do Fórum de São Luís, disse que após assistir a uma palestra sobre câncer de mama, no Fórum, chegou em casa depois do final do expediente de trabalho, e ao fazer o autoexame da mama detectou um pequeno nódulo. Após consulta e exames, veio a notícia do câncer, no ano de 2018, e a busca imediata do tratamento. A servidora falou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para a cura.
Durante a roda de conversa “Prevenção e condutas em câncer de mama”, nessa terça-feira (08), a oncologista clínica do Hospital do Câncer Aldenora Bello, Noele de Jesus Barros, alertou para o aumento dos casos da doença em mulheres com menos de 40 anos de idade. A médica explicou que como não há rastreio específico para pessoas nessa faixa etária é necessário ficar atento aos fatores relacionados à doença. Ela também ressaltou que há fatores de risco que não são modificáveis, como idade, história familiar, mutação genética, entre outros. “O que podemos fazer é reduzir as possibilidades de ter câncer”, disse. Destacou também que toda mulher deve fazer a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos, independente de sintomas.
Noele de Jesus Barros também falou sobre os estágios (I a IV) da doença e a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer. Os dados apresentados mostram que no estágio I (inicial) as chances de cura são maiores que 90%. “O que queremos com a campanha Outubro Rosa é diagnosticar mais no primeiro estágio e menos no estágio IV”, afirmou.
A médica ressaltou, ainda, sobre os mitos e verdades do câncer de mama, tratamentos, rastreio da doença, além dos sintomas como o endurecimento e rachadura das mamas, erosão da pele, vermelhidão ou ardor, fluído estranho nos mamilos, protuberância, veias dilatadas, afundamento do mamilo, entre outros.
Após a roda de conversa, a Divisão Médica e Odontológica do Fórum de São Luís e parceiros, ofereceram alguns serviços de autocuidado para as mulheres que participaram do evento.