Publicidade
Carregando anúncio...

43,6% dos lares enfrentam algum grau de insegurança alimentar no Maranhão

O reaproveitamento de alimentos pode fazer a diferença, segundo a opinião de especialistas.

Fonte: Redação / Assessoria

Foto: Reprodução

No Brasil, o desperdício de alimentos é um desafio. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o país descarta cerca de 41 mil toneladas de comida por ano, enquanto mais de 33 milhões de brasileiros vivem em condições de fome ou insegurança alimentar.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no Maranhão, 56,4% dos lares têm segurança alimentar, enquanto 43,6% enfrentam algum grau de insegurança alimentar: 25,7% estão com insegurança leve, 9,8% em insegurança moderada e 8,1% em insegurança grave.

Em 2023, a insegurança alimentar no Brasil atingiu 27,6% dos domicílios, ou seja, 21,6 milhões de pessoas. Esses dados evidenciam a urgência de adotar hábitos mais conscientes e sustentáveis para reduzir o desperdício e seus impactos econômicos e sociais.

A nutricionista Laís Campos, do Grupo Mateus, reforçou essa necessidade de políticas práticas para combater o desperdício, destacando a importância de organização e cuidado no dia a dia.

“Para evitar o desperdício de alimentos, o ideal é se planejar, analisar seu perfil de consumo, higienizar e conservar cada item corretamente, e, principalmente, não jogar alimentos imperfeitos fora”, explicou Laís.

“Desperdiçar comida nunca foi uma opção pra mim. Aqui em casa, tudo se transforma. O pão velho vira torrada, o frango que sobrou do almoço vira recheio de torta”, contou Maria das Graças Lima, cozinheira com 38 anos de experiência e moradora da Madre Deus, em São Luís.

Ao longo de sua carreira, Maria das Graças aprendeu a valorizar cada parte dos alimentos. “Com um pouquinho de criatividade e planejamento, você consegue evitar o desperdício e ainda economizar. É uma forma de respeitar o alimento e o trabalho que está por trás dele”, afirmou Graça, que sempre encontra maneiras de reaproveitar ingredientes que muitos considerariam descartáveis, como talos de verduras, sobras de arroz e cascas de frutas.

Fechar